9 de fevereiro de 2009

Os benefícios da Água Oxigenada

Pessoal,
depois do bem que a Água Oxigenada fez ao meu dedão podre, resolvi fazer uma consulta no Google. Vejam o texto abaixo. Acho que ela pode ser uma boa ferramenta para todos nós e que estamos expostos aos riscos de machucados.

Vantagens da Água Oxigenada (H2O2) PDF Imprimir E-mail
Água Oxigenada - H2O2
Sabe pra que serve?
Utilizada inicialmente para combater infecções em campos de batalha, a água oxigenada (também conhecida como Peróxido de Hidrogênio ou H2O2) possuis diversos usos que são praticamente desconhecidos do público em geral. Este texto muito interessante conta a origem da substância e alguns de seus usos no cotidiano.

A água oxigenada, ou Peróxido de Hidrogênio (H2O2), foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas para conter problemas de infecções e gangrena em soldados em frente de batalha. A pesquisa buscava um produto barato, fácil de transportar e usar, que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas
e amputações foi tremenda, graças ao uso da água oxigenada.

Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender porquê. Um produto barato e simples de usar, concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfetantes domésticos e hospitalares. Portanto, não há interesse comercial no seu uso em larga escala.

O que se pode fazer com água oxigenada:

  1. Uma colher de sobremesa do produto usada para bochechos e mantido na boca por alguns minutos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes!

    Cuspir após o bochecho.
  2. Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.
  3. Um pouco de água oxigenada num pano desinfeta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e banheiros.
  4. Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfetados após uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.
  5. Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive mau cheiro (chulé).
  6. Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Até casos de gangrena regrediram com o seu uso.
  7. Numa mistura meio-a-meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados e sinusites. Esperar alguns instantes e assoar o nariz. Isso mata germes e outros microorganismos nocivos.
  8. Um pouco de água oxigenada na água do banho ajuda a manter a pele saudável, podendo ser usada em casos de micoses e fungos.
  9. Roupas que precisem desinfecção (lençóis, fraldas, etc), ou aquelas em contato com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfetadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.
O texto foi retirado desse link.


14 comentários:

Marcelo Diniz disse...

Hahahahahaha....rapaz, e eu achava que o maior beneficio era "enlourar" moça de cabelos pretos! ahahahaha


Po, muito mais barato e eficiente, hein!? Espero que o dedo esteja bom, ja!

Abs

Eduardo Acacio disse...

Pois é ... cada coisa hein ... eu uso muita coisa ... inclusive o famoso DICLOFENACO para as inflamações musculares ... e o ADVIL durante provas longas ... Agora as louras Made Paraguay que façam seus estoques afinal quem corre vai compar de montão !!!

Abraços !!!

Jorge disse...

Caro amigo Xampa e aí meu amigo blz, parabéns pelo post, olha realmente este produto é muito bom, eu já tinha lido isso ano passado em um email que eu recebi. Com certeza farei mais uso desse produto...
Sobre o que vc me perguntou no meu blog FOMINHA O QUE É ISSO?
É que os amigos de corrida ficam me chamando de FOMINHA DAS CORRIDAS pq eu to correndo sempre, mais hj eu já recebi um email de um amigo de SP dizendo quem é o verdadeiro FOMINHA Nº 1 é um corredor de CAMPINAS - SP que tem no currículo mais de 800 provas é mole.
Parabéns meu André pelo novo visual do blog e parabéns pelo novo selo: OLHA QUE BLOG MANEIRO

Valeu bons treinos.

JORGE CERQUEIRA

Bruno Thomaz disse...

E ae André...
tranquilo cara?
Sobre o peróxido de hidrogênio, eu como estudante de farmácia, já conhecia essas e outras atribuições desse produto, mas na prática só utilizo para as inflamações e sei o quão "milagroso" é.

Um grande abração!

Stéphanie Perrone disse...

bom, o que eu posso dizer desse liquido ai??? que ele salvou meu joelho depois de uma queda de bike, hehe. depois desse dia nunca mais me afastei do tubinho de agua oxigenada :D

abraço
Stéphanie

Cris Folgar disse...

Ai que susto qdo vi "Água oxigenada"!!! Logo pensei: "Será ?!Será que o Xampa...PINTOU O CABELO ???!!! risos...




Pego o amigo,mas não perco a piada...desculpa Amiguinho, mais tinha que falar hahahaha!!

Abraço!

Fabiana disse...

Vigiiiii gostei...rs

G.M. disse...

André,
Obrigado pela visita ao blog que escrevo.
Muito agradecido pelas suas palavras lá postadas.
Grato,
Ass.: Guilherme.

Paulinho Stone disse...

E aí André!!
Cara, muito bom o post.. e eu que só tinha usado essa "aguinha" para dar uma descolorida nos cabelos durande o verão quando era mais novo! hehehe, amanhã mesmo já vou na farmácia comprar o meu tubinho!!!

Ah sim, aproveito este comentário para pedir desculpas, pelo meu blog ter ficado qauase dois dias fora do ar... foi tudo culpa do Google... hehe, mas agora já está tudo reestabelecido!

Grande Abraço
Paulinho Stone
www.paulinhostone.blogspot.com

walter barbosa disse...

Olá André, eu não sabia dessas coisas sobre a água oxigenada, para mim era somente para clareas os pelos. Passarei a usar.

Abraço

Xampa disse...

Fala Pessoal !!!! Valeu pelos comentários !!!!
Realmente, o negócio não é só para clarear os cabelos não.

Paulo disse...

Xampa,
ótimo post!!

Não sabia destas propriedades da água oxigenada, também me limitava a saber que dourava os pelos.

Inclusive já passei esse troço no cabelo há muitos anos!!! Parafina e água oxigenada rsrs.

Espero que já tenha se recuperado. Vc usa essas meias especiais para corrida ou as meias comuns? Será que pode ser isso?

Grande abraço e ótimos posts anteriores tb, aquele da música foi sensacional, obrigado por compartilhar.

Paulo Massa

Nadais disse...

xampa,

espero que acabe bem com esse dedo.

bom não quero dizer acabar com dedo (rss).

grato pela visita.

valeu!

nadais

Carlos Lopes disse...

vim responder aqui o teu mail... estou bem, muito frio por aqui. ando ja ai nos treinos, e fazer contas a vida, pois vou voltar mais tarde ao Brasil. abraços