18 de novembro de 2011

Como tratei a fascite plantar

Tive fascite plantar por 3 vezes.

A primeira vez foi em 2001, quando voltei ao Rio e comecei a correr de bobeira. Nossa !!! Fiz um estrago no pé. Acho que fiquei quase um ano com a maldita.
Fiz tanta coisa, que dá até medo de lembrar.
No final, consegui me livrar e não sei como.

Em 2008, tive novamente, depois que voltei a correr.
Foi um belo estrago e consegui curar com acupuntura, muita acupuntura.

Não me lembro quando foi a última vez que ela apareceu de um jeito mais sério.
Mas, sei até hoje como eu a tratei. Sinceramente, não tem mistério.
Mas, claro, que atacar o problema logo de cara tem um efeito diferente de atacar quando a fáscia da sola do pé já está uma pedra.

O que eu fiz?

Esse alongamento.



Mais de perto ...



Fora o alongamento, o que ajuda muito a soltar a fáscia é a massagem com a "bola de cachorro". Se você trabalha sentado, massageie o máximo que for possível. Se encontrar algum ponto que dói um pouco mais massageie mais esse lugar.



Ah, também vale lembrar que o alongamento de toda a cadeia posterior é super importante. Alongue a panturrilha e o posterior de coxa.

Melhoras !!!!!!!


276 comentários:

  1. Cara, e é tão simples né? Vou começar a fazer, com certeza. Quantas vezes por dia o alongamento e a massagem com a bola? Quanto tempo levou pra vc se ver livre da maldita? Você corria mesmo com dor?
    São muitas as perguntas de um (ex) corredor desesperado pra voltar a correr e perder os muitos kgs ganhos nestes meses parado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros amigos, também sofri com uma fascite (fascista) mas depois de 2 meses de tratamento disciplinada destruí este fantasma. Eis a cura:
      1 - 3 vezes ao dia, durante 20 minutos cada, mergulhar o pé em água fervendo. Quanto mais quente a água melhor.

      2 - Depois da terapia com água passar a pomada calminex.
      3 - Fazer o alongamento que está na foto acima 3 vezes ao dia.
      Pronto!

      Excluir
  2. Augusto,
    3 vezes por 1 ou 2 minutos cada é um bom numero. Se der mais, faça, mas nao passe de 5/6.
    Em relação a bola, faça quando der. Vai soltar e nao tem mal nenhum.

    Eu corri com dor. Mas, pegue leve, 30 minutos só para sentir.

    O tempo para melhorar? Dificil lembrar e tb depende muito da sua resposta ao alongamento.

    Tem gente que faça massagem com gelo. Coloca água em uma garrafa de coca de 1 litro, mete no congelador e depois fica massageando a sola. Pode ajudar, eu nao vi tanto resultado, como o alongamento e a bola.

    Vc vai melhorar, tenho certeza.
    Mande noticias.
    ABS !!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana a dica! Obrigada!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boa Xampa! Essa "mardita" está no meu histórico tb! Foi o primiro problema com a parte posterior da perna e evoluiu para as tendinites do aquiles... O alongamento que você mostrou e a bolinha são um ótimo tratamento. Outra coisa boa é ver se o pé não está precisando de mais apoio no arco e posso dizer, uma palmilha ortopédica com apoio no arco que custa R$50,00 resolve MUITO bem!! E é claro, alongar TODA a parte posterior das pernas e quando a dor passar, trabalhar pra fortalecer o bíceps femural e as panturrilhas (com muito alongamento sempre!!!)

    Ótimo post!!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xampa em relação a bolinha eu devo fazer com ela mais dura e fazer forte ou uma leve massagem?

      Excluir
  5. Fe, obrigado pelo comentario.
    Fernando, valeu a info. Acho que dividir é a melhor forma de ajudar a galera que sofre com esse problema.
    Alongar sempre é preciso.
    ABS

    ResponderExcluir
  6. Comentário que recebi por email:

    Oi Xampa, vc não me conhece, ao menos pessoalmente, talvez de vista lá da comunidade do Orkut de triathlon, sou o colega de treinos do Augusto S Cordeiro, que colabora bastante lá, também fui eu quem postou sobre roupas de neoprene uns comentários bem técnicos, mas já faz bastante tempo (2-3 anos).
    Esse ano fiz meu primeiro Ironman e tenho problemas com o enrijecimento da fáscia plantar. Na verdade esses problemas são adquiridos com a corrida, pois nunca (antes de correr maratonas) tive qualquer tipo de lesão ou o que seja em lugar algum, sempre pratiquei esportes, vôlei, basquete (mesmo muito baixinho para tal) futebol, tênis, mas principalmente surf-pois para surfar em geral procura-se alongar os músculos posteriores e sempre usei a posição de cócoras, ficava por uns dois a três minutos, variando o peso para os lados.
    Com o início das corridas, parei de fazer este alongamento, faço outros com a orientação de um treinador.
    Em meados de 2010, quando já inscrito no IM2011, iniciei minha preparação, minha fascite deu sinais de que iria aparecer. Procurei um especialista e por sorte ele havia recentemente retornado de um congresso na França (onde apresentou um trabalho de pés e tornozelos-não sei exatamente qual) e antes da viagem revisou toda a bibliografia de atualização referente a fascite plantar. Sabe qual a conclusão dele (e dos médicos especialistas): Esse “troço” nã tem cura, somente prevenção e tratamento, mas tem que ser religioso. E é exatamente o que colocaste no teu blog, alongamento do pé, da musculatura posterior da perna e soltura da fascia “endurecida ou presa” (desculpa a falta de termo mais técnico, me fugiu agora), só uma pequena ressalva na sua postagem, na verdade o alongamento de panturrilha (que o ideal é que se faça em um local com uma inclinação-tipo uma entrada de garagem, que dê apoio total ao pé, e não em uma escada onda só a ponta do pé fica apoiada) mas principalmente o tempo de duração do alongamento, não menos do que 2 minutos por vez, a explicação é que o tendão-de-aquiles, que na verdade é quem tem o maior encurtamento nesse processo de lesão, por ser um tendão muito grosso e rígido, demora mais a alongar, veja que não estou falando de músculos, o tempo nesse caso é para o tendão, ele fez uma explicação bem demorada e citou vários exemplos de casos de atletas e acidentados, se quiseres posso falar mais (já escrevo mais do que eu gostaria-este e-mail foi planejado para sei a sete linhas hehehe). Bem é isso então pé todo apoiado e no mínimo 2 minutos, não mais do que 2:30, o alongamento do apoio na ponta do pé e joelhos no chão também é bom, só cuidado com o tempo e não deve sentir nenhuma dor neste caso .

    Desculpa o longo texto, mas para dar crédito é importante referências.

    Grande abraço.

    Parabéns pelos belos e criativos textos.

    Carlos Eduardo Patussi

    ResponderExcluir
  7. Carlos Eduardo,
    muito obrigado pelo comentario e toda a informação adicional !!!!
    Show de bola !!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Essa é uma das lesões mais chatas de quem corre e pedala (as vezes dá nos ciclistas tb).
    Apesar do tratamento ser simples, alongamentos, repouso e massagem, algumas vezes ela demora pra passar.
    Gosto muito desse alongamento que você postou.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Grande Rodrigo,
    interessante o que vc trouxe sobre os ciclistas.
    As vezes, sinto a sola do pé tensa com o uso do pé de pato.
    O negócio é alongar e massagear.

    ABS !!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Xampa, parabéns pela iniciativa de ajudar outras pessoas que sofrem deste incômodo que é a fascite plantar. Sinto mais quando me levanto da cama pela manhã. Adorei as dicas, o único problema é que meu cachorrinho vai perder o brinquedo dele...rsrs Agora é pôr em prática! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí !!!
      Melhoras !!
      Não tem segredo.

      Excluir
  11. http://www.internetdinheiro.com.br/96954 Bom dia prezados colegas; eu sofro de dor intensa nos pés há onze meses. Parei de correr no mes de março deste ano porque não aguentava mais a dor. O direito acabou sarando mais o esquerdo se tornou um pé-sadelo; fiz varios procedimentos de fisioterapia complementado com medicação que não deram resultado nenhum. Finalmente passei por uma cirugia na parte interna do meio pe, partindo uns tres centimetros abaixo do tornozelo em direção á parte de baixo do pé acabando na entrada da planta, frente do calcanhar. O cirugião só me disse que mexeu naquele nervo que faz os dedos do pé se abrirem. Claro que estou ostentando resultado precoce; mas diminuir a dor que é bom, nada. Alguêm gostaria de me dizer qué foi que o cirugião mexeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan,
      eu não sou fisioterapeuta ou médico, no post acima coloquei a minha experiencia nesse tipo de lesão.
      Eu acho que a coisa pode ser bem mais simples do que parece e por experiência tive vários problemas de leão mal avaliadas pelos conhecidos na área.

      Excluir
  12. Poxa vida, to louco pra jogar um futebolzinho, mais dOe muito meu pe vou começar a fazer esse alongamento que mostrou...
    Valeu pela dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! só ninguém falou dos anti inflamatórios, já tomei 3 tipos, 1 receita médica outros 2 por minha conta!! tem tbm um fitoterapico, chama-se "Garra do Diabo"!! rsrrsr...fazer o que??!!!
      Naaadddaaa resolve, quero voltar pra minhas caminhadas e academia!! Hhheellppp!! Situação... moro em Santos- SP, frente a praia e aqui estou nesse domingão, no sofá! aaaffffff!!!

      Excluir
    2. Massageia a sola, ande mais descalco e alongue.

      Excluir
  13. Alonga e massageia que vai melhorar. Essa bola de cachorro é magica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada,estou seguindo tuas sugestões!! vou dando noticias!

      Excluir
  14. HOMENS!!! Alonguem-se queridos!

    Sou fisioterapeuta e SIM, a fisioterapia tem excelentes resultados se as orientações e alongamentos proposto forem seguindo, ninguém mantem alongamento sem fazê-lo!

    Além de vcs serem mais adeptos as corridas, são indisciplinados e pouco dispostos aos alongamentos, valendo isso para membros inferiores com para os marombeiros com os ombros protusos e rodados e com bursites por peitorais encurtados.

    PREVINA!

    Outra dica: verificar com profissional os desvios postural (posição de joelhos) e arco plantar.

    Utilizem-se de RPG e, eSpEcialmente, do PILATES para ganho de alongamento rápido, é surpreendente! Não faça aula em grupos para este fim.

    ResponderExcluir
  15. HOMENS! ALONGUEM-SE!!

    Sejam disciplinado! Não há milagre!
    Vcs por trabalharem normalmente com mais carga ou corridas mais longas sofre mais, além de serem pouco adeptos aos alongamentos!
    A BOLINHA pode ser usa em qualquer momento, mas SEMPRE usem-a ANTES de alongar!
    Atualmente sabe-se, tecnicamente falando, que para um alongamento efetivo é necessário relaxar a fáscia (membrana fina que recobre os músculos e órgãos!! e que nos pés mais densa).
    A fisioterapia tem excelente resultados SIM. Porém as orientações e alongamentos propostos devem ser seguidos religiosamente. Não acreditem em técnica milagrosas, se vc nao alongar fora da fisioterapia, vai encurtar e... óbvio, vai voltar a doer.

    Outra dica: avalie com profissional a sua postura! Posicionamento de joelhos e arcos-plantar devem ser avaliados! Quem ganhar alongamento mais rápido?
    Faça sessões de PILATES, não faça aula em grupo para isto!!! Vai ganhar flexibilidade e melhorar sua postura. Bandagem funcionais ajudam, ms não fazem você ganhar alongamento ;)
    Pense nisso.

    Xampa é isso mesmo, parabéns por ter escrito de forma clara e suscinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Débora.
      A ideia é essa mesma, deixar o negocio de uma forma simples e mostrar a minha experiencia em lidar com esse problema que afeta muitas pessoas.

      Excluir
  16. SOFRO COM ESTE PROBLEMA A APROXIMADAMENTE 1 ANO. NÃO AGUENTO MAIS!!! OUVI FALAR DE OZONIO TERAPIA - ALGUÉM CONHECE? ACUPUNTURARA REALMENTE AJUDA?!? DEVO USAR GELO OU AGUA QUENTE?! ESTOU MUITO CHATEADO COM ISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euder, nao conheco esse metodo. fiz acupuntura e ajuda. mas, massagear e alongar eh o melhor caminho. o negocio eh simples. As pessoas inventam dificuldades para vender facilidades. tenha cuidado.

      Excluir
    2. Xampa vc tem msn,face? VC aconselhe usar gelo ou água quente? Vc ta curado(joga bola, corre...)? Sofreu quanto tempo? Devo tomar algo, passar algo?

      Excluir
    3. Amigo Xampa vc tem msn, face? Vc está curado(joga bola, corre..), se sim, sofreu quanto tempo? Devo usar gelo ou água quente? Tomou algo, passou algo? Acumpunt. vc fez quantas?

      Excluir
    4. Aqueles que queiram me add para trocar informações: msn euder1@ig.com.br

      Excluir
  17. AMIGOS ESTOU COM ESTE PROBLEMA A 01 ANO. NÃO AGUENTO MAIS!!!!!! JÁ OUVIRAM FALAR EM OZONIO TERAPIA? DEVO USAR GELO OU ÁGUA QUENTE? ACUPUNTURARA TEM RESULTADOS REALMENTE? ESTOU MUITO CHATEADO COM ISTO!! OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenhi face: andre cruz eu usei um pouco de gelo. Pegue uma garrafa de refri de 600 congele com agua e depois faca massagem com ela. eu estou curado, eu corro, nado e pedalo. na primeira vez e na segunda eu sofri muitas meses pq os medicos/fisios nao acertavam a recuperacao. eu nao tomei nada. pode passar um dicoflenato mietilamonico durante a massagem com a bolinha. a massagem eh o caminho pra soltar. melhoras !!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. NÃO TE ACHEI NO FACE....OBRIGADO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se me acha como www.facebook.com/acruzcosta. ABS !

      Excluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Comecei a sentir dor na sola do calcanhar esquerdo desde o começo do ano, ao mesmo tempo que voltei a surfar em janeiro depois de 8 anos parado devido à umas 3 hérnias de disco na coluna lombar. Em julho desse ano a dor no pé piorou ao ficar em pé por várias horas numa festa, e desde então não pára mais de doer, agora estou apavorado, sem poder surfar, sem poder ir em festas, trabalho no sacrifício, meu sono está prejudicado (acordo às 5 da manhã todo dia e fico rolando na cama, sem sono). Além da dor na coluna, agora estou com essa maldita fascite plantar. Vou fazer esse alongamento, usar a bolinha e a garrafa com gelo... Remédio nenhum adianta. Já fiz acupuntura e não adiantou. Vou tentar entrar no pilates ou natação no mês que vem. Não sou gordo, sempre pratiquei esportes, não fumo, não bebo (muito), deve ser falta de alongamento, exercício, e consequencia do problema na coluna...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, seja bem vindo.
      Alongue e faça massagem.
      Eu tb tenho 2 hernias.
      Acho que alongar, fortalecer as costas e estar magro é o caminho.
      Tudo de bom para vc. Acredito que vc vá melhorar com tudo isso.
      Ter dores de manhã é super normal. Vai passar. Eu acredito.
      Tudo de bom.

      Excluir
    2. Obrigado pela força Xampa, vou fazer os alongamentos, usar a bolinha, a garrafa com gelo...
      Fiz também 20 sessões de fisioterapia e não adiantou nada, eles só aplicaram gelo, choque e um ultrasom com gel, e não fizeram alongamentos.
      Eu só achei curioso você indicar massagem e andar descalço, já teve médico que me disse que, por ter problema na coluna, tenho que usar um calçado com amortecimento o tempo todo, para não piorar a coluna. E quando passo pomada no calcanhar, e aperto ele um pouco além do normal, parece que dói mais, parece que tem um espinho na sola, e uma fissura na curva do calcanhar.
      Abraço!

      Excluir
    3. Luciano, dou o meu exemplo: eu tenho uma hernia e melhorei dela correndo. Se vc anda descalça, educa seu corpo a pisar com foi feito para pisar. Se vc coloca algo no pé, que muda a pisada, vc muda a naturalidade das coisas. Hj, eu corro de tenis com sola bem baixa e pouco amortecimento, porque quem deve amortecer o impacto é a panturrilha, ela foi feita pra isso. Sempre que transferi essa responsabilidade para o tenis tive fascite plantar, sempre.
      Ah, tb me indicaram o uso da palmilhar e por anos eu acreditei nela. A ter descobrir que a naturalidade é o caminho.
      Faça um teste e fortaleça seu core. Se vc surfa, vai precisar muito dele. Os tops andam fazendo ginastica funcional. Procure uns videos na internet. Deve ter alguma coisa interessante. A sua necessidade é um pouco diferente da minha.
      Eu, por exemplo, ja fiz jiu-jitsu, se quisesse voltar, teria que repensar muito nas posições no solo.
      Mas, eu acho que é possível ficar bem. Estou aqui para trocar ideiais. Não sou fisioterapeuta, apenas um cara curioso e disposto a ajudar quem sofre com um problema e não encontra resposta na medicina.
      Se vc puder, procure um osteopata, muito do que falo vem de anos sendo tratado por eles.
      Tudo de bom !!!

      Excluir
    4. Hummm, tem sentido sua opinião Xampa. Sempre usei tênis com amortecimento e evito andar descalço, por causa desse lance de gripe A e tal, o que enfraqueceu meu pé, ficou fino. A consequência veio agora, com o surf, onde a pisada na prancha acasionou essa fascite plantar. O tênis que usso agora, um Asics, tem a sola bem alta e com certeza muda a pisada. Deve ter constribuído.
      Pode ter sido também por causa da palmilha Dr. Sholl que uso desde o ano passado. É como se fosse um corpo estranho no sapato, pinçando mais ainda o pé, já enfraquecido. Parei de usá-la. Tem um fisioterapeuta na minha cidade que faz uma palmilha personalizada, mas é meio cara, 300 reais com consulta e palmilha e estou adiando por isso. Comprei uns 2 meses atrás uma palmilha só para o calcanhar, de silicone, por recomendação médica, mas foi como se enfiasse uma faca no calcanhar, piorou mais ainda, a dor era tanta de não conseguir dormir à noite. Foi dinheiro jogado fora. A naturalidade é o caminho, como vc disse. Parei com as palmilhas por um tempo. Vou andar mais descalço.
      Sobre fortalecimento funcional, tem um vídeo australiano muito bom, são exercícios específicos para fortalecimento muscular. O nome é "Surf Stronger - The Surfer's Workout". Muito interessante, exercícios com essa bola de pilates, com pesos, alongamentos. Quero fazer os exercícios assim que a dor no calcanhar diminuir.
      Osteopata é quase igual à quiropraxia, que já fiz algumas sessões e não adiantou muito. Inclusive foi um quiropraxista que me disse para usar sempre tênis com amortecedor. Olha no que deu.

      Excluir
    5. Luciano, vc falou tdo: protegeu e enfraqueceu. o ciro violin fala muito sobre isso.
      q pena q o osteopata foi assim.

      Excluir
  22. Essa dita cuja apareceu pra mim logo após correr minha primeira prova, 5k, noturna, há uns 20 dias. Corri com um tênis errado, que somado a pouco treino, ocasionaram em uma dor que me preocupou. Fiz Raio X achando que tinha quebrado alguma coisa no pé esquerdo, e fui consultar um ortopedista. A notícia não foi nada animadora. Ele me passou que eu teria que aprender a conviver com isso, pois é uma lesão sem cura, só com paliativos.
    Comprei um tênis especifico para corrida e pra meu tipo de pisada, e achei esse blog aqui. Faço o alongamento antes de correr e após. A bolinha virou minha parceira de dia-a-dia.
    Estou correndo tranquilo, já quase pulando pros 10k, e nunca mais fui incomodado pela fascite.

    Valeu, Xampa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, boas noticias.
      Agora, se começar a travar sempre a sola do pé é pq tem algo estranho. Pode ser o tenis, o aumento de volume ou talvez outras coisas.
      Eu já tive fascite por nao alongar, por usar um tenis com muito amortecimento e por usar um tenis com um drop meio estranho ou alto para o meu padrão de tenis.
      Boas corridas.
      Forte abraço.

      Excluir
    2. Bom dia. Comecei fisioterapia há uma semana, p tratar de fascite plantar e canelite. Ainda é cedo p falar do resultado, mas estou gostando. Meu fisiot. está usando técnicas muito interessantes, como crochetagem, ventosas, além alongamentos. Hj conheci este blog através de busca de informações a respeito da fascite e gostei. Um ortopedista me disse que a solução seria fazer uma infiltração na sola do pé(!!!!), mas não gostei da ideia. Vou seguir suas dicas (mal não vai fazer), e mais tarde vou colocar o link do seu blog no meu:
      http://reviewrun.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Daniel,
      legal o caminho da fisio. Ela vai soltar a fascia, pode ter certeza. Belo caminho. Vai dar certo.
      Em relação ao ortopedista, pode te confessar, que eu tenho um medo danado dessa categoria de medicos, nao confio neles para os nossos casos de lesão. E digo isso por experiência própria.
      Melhoras e mande notícias !!!!

      Excluir
    4. Fiz a tal infiltração e não adiantou nada. Continuo alongando (quando lembro) e passando cataflam 4x ao dia mas não está adiantando. Acho que meu problema é crônico. Dói demais. Agora só uso chinelo da Reef (com a sola mais alta e amortecedor) até no trabalho. Já passei tudo que é pomada, fiz agora uma com uréia para amaciar o pé, agora vou mandar fazer uma com arnica, calêndula, camomila e confrei. Estou surfando semana sim, semana não, se não puder fazer nem meu esporte acho que piro. Mas acho que meu problema é crônico (sem cura). Não vou mais fazer fisioterapia pq não adiantou e pq eles botam música neosertaneja no salão e eu não suporto essa porcaria de música kkk.

      Excluir
    5. Putz Luciano, que má notícia.
      Cara, eu não colocaria amortecimento em lugar nenhum.
      Sempre que usei tenis com amortecimento para correr a minha fascite deu as caras.
      Passe as pomadas, mas use a bolinha de cachorro.
      Tb alongue a cadeia posterior de coxa e a panturrilha.
      Vc consegue, em pé e com a perna esticada, encostar a ponta dos dedos no chão? Imagine que toda essa cadeia posterior "conversa" entre si e se alguma coisa estiver travada o negócio vai desandar.
      Não desista não. Vai massageando que vai passar.

      Excluir
    6. Dae Xampa, continuo com essa porcaria de fascite, a dor é intensa mesmo passando tudo que é pomada (calminex, cataflam, arnica+calêndula+camomila+confrei), alongando, bolinha, tomando antiinflamatório (ibuprofeno)... Acho que virou crônico.
      Eu tinha parado de surfar uns 15 dias para ver se era por isso, daí a dor diminuiu, daí deu altas ondas e voltei a surfar, e a dor voltou com tudo. É só pisar no sêco ou superfície dura que a dor volta. Andar descalço não deu certo.
      Acho que é crônico e o surf só faz piorar. Um amigo disse que eu tenho que ficar uns 3 meses sem surfar, mas não consigo, é impossível, mas acho que é o único jeito de melhorar. Problema é que vem onda esse fim de semana e já tô preparando o equipamento, é mais forte do que eu e não vou deixar de surfar.
      O médico que fez a infiltração de corticóide disse para fazer outra mais adiante, mas acho que não adianta nem fazer.
      Comprei a sandália da Reef que tem o solado atrás mais alto, no começo parecia ser boa, mas o solado é muito duro e dói demais quando piso, e estou evitando usá-la.
      Estou com isso diagnosticado desde julho e nada de melhorar. Resumindo, é um problema difícil de curar.

      Excluir
    7. É luciano, parece cronico mesmo.
      agora, uma coisa me intriga. essa é uma lesão típica de corredor, que pisa milhares de vezes durante as corridas e por algum motivo encurta a fascia da planta do pé.
      mas, vc não tem esse tipo de problema no surf.
      Vc rema, sobe na prancha e surfa, certo?
      To pensando alto, ok?
      Eu acho que o problema não está na sola do pé.
      To achando que é uma questão dos seus posteriores de coxa, do quadril e da lombar.
      Digo isso, pq esses dias, me preparando para correr a Maratona de Curitiba, que acabei nao correndo, comecei a sentir umas dores na sola do pé esquerdo. Fiz massagem e fiz uns alongamentos para os posteriores e senti que refletia no pé. Claro, é tudo uma coisa só.
      Daí, penso se o seu problema não está na cadeia posterior.
      Uma pergunta: Vc consegue colocar a mão no pé com a perna esticada? Se vc deitar no chão e cruzar uma das pernas na frente e trouxer a perna ao peito, vc sente dor no gluteo?
      Veja o alongamento: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSD2HXdHqokByEggZXfy5MLwuIl4e2Sd95uhQ8IrWUs2eFMYtWvnw
      Se vc nao encostar a mao no chao e sentir dores no gluteo, a coisa pode estar relacionada mesmo aos seus posteriores.
      Porque cara, a fascite não pode ser causada pelo surf. Acho que algo que o surf faz encurta seus posteriores e isso reflete no pé.
      Por exemplo: a postura do surf é beeem complicada para mim, pq tenho uma hernia na lombar e isso encurta beem a musculatura dos posteriores.
      Veja o que vc acha, manda noticia.

      Excluir
    8. Xampa, eu só consigo colocar a mão no pé se dobrar um pouco os joelhos... Se não dobrar, a mão fica a uns 10cm do pé, porque a lombar dói muito devido à hérnia. E se deitar no chão e fizer esse alongamento, me dói tudo, pernas e glúteos. Acho que o problema é musculatura encurtada, junto com a hérnia lombar. Vários fisioterapeutas disseram isso. O RPG uma vez ajudou a alongar mais. Depende do especialista. Já fiz com outro que não adiantou nada. Acho que vou fazer uma fisioterapia. O problema é que já fiz muita fisioterapia esses 8 anos que tenho hérnia lombar, acho que mais de 100 sessões, e nunca alongou a musculatura. Sempre continuo preso, e isso pode sim, estar refletindo na sola do pé. O que você indica, fisioterapia ou RPG? EU acho que podia tentar umas 20 sessões de fisio, alongar bem o corpo, e ver no que dá, pois meu plano de saúde cobre e não paga nada por isso. RPG o plano não cobre e é meio salgado, quem sabe se a fisio não adiantar eu faço RPG.
      Obrigado pela dica, deve ser musculatura encurtada mesmo, junto com a dor lombar, que está causando a dor no calcanhar.

      Excluir
    9. Então cara. Menos mal. Eu aposto nesse encurtamento.
      Se vc deita no chão e faz o alongamento e dói tudo é pq o problema está aí. Pode ter certeza. Fique na posição e procure a dor na bunda. Qdo achar fique nela, isso vai ajudar a soltar essa musculatura travada.
      Faça esses dois alongamentos umas 3 vezes por dia e com dois minutos em cada perna. Isso vale muito mais a pena do que a fisioterapia.
      Eu tb tenho uma hernia na lombar e sempre que dou mole no alongamento dou uma travada.
      Se vc puder, compre uma faixa thera band, compre a cinza. Ela vai te ajudar a alongar o posterior de coxa. Deite no chão, coloque a faixa no pé e levante a perna que está com a faixa, deixe a perna esticada e vá tracionando com o braço, blza? Mantenha a perna debaixo tb esticada, só que encostada no chão.
      Esses dois alongamentos são fundamentais. Faça diariamente.
      Se vc preferir, deite no chão perto da parede e coloque as duas pernas na parede, fazendo um angulo de 90 graus com o chão. A perna tem que ficar esticada.
      Esses alongamentosvão te salvar e vai melhorar a dor na sola do pé. Pode ter certeza. A minha osteopata que me receitou isso e com o tempo fui melhorando. Mas, tem que fazer direto.
      Ah, tb alongue a panturrilha. Acho que toda a cadeia posterior deve estar travada.
      Depois de um tempo, comece a fazer aquele exercicio da prancha, para fortalecer o core. Acho que o Mineirinho faz.
      Mande noticias.

      Excluir
    10. Olá Xampa,
      Ontem fui em um fisioterapeuta que me esclareceu bastante meu problema.
      Realmente estou com a musculatura dos posteriores encurtada, ele percebeu que terei que alongar a parte abaixo do abdomen, perto da virilha, pois dói quando aperta. E vai alongar a lombar também. E fortalecer a barriga. Ele disse que em 5 sessões quer me deixar bem melhor da dor na lombar. Já a fascite ele disse que é mais demorado, mas vai fazer ultrasom e junto com os alongamentos dos posteriores vamos ver se melhoro.
      Ele me emprestou uma palmilha de silicone pra o calcanhar, aquela transparente que tem um círculo azul no meio, e estou gostando, é macia, amortece bem o impacto, vou comprar, pois a que comprei primeiro era muito ruim, mais dura, e só piorou meu calcanhar.
      Vou procurar a faixa thera band pois já vou atrás de uma tornozeleira ou uma sapatilha/botinha de neoprene para hidroginástica para poder surfar e não causar mais impacto no calcâneo. Não vou parar de surfar de jeito nenhum, por isso quero ver se uso alguma proteção, pelo menos para amenizar a dor no dia seguinte. Vou fazer os alongamentos que vc passou, valeu.
      Obrigado e vou fazer um bom tempo a fisioterapia e qdo tiver alguma novidade aviso. Abs

      Excluir
    11. Boas noticiass !!!!!!!!!!!!!
      Cara, eu tb tive isso ou algo parecido. Isso é pulbagia? Tem que alongar tudo.
      Até um cara chamado psoas.

      Em relação ao amortecimento no pé ..., bem eu nao sou favorável a isso. Mas, eu nao sou fisioterapeuta. Essa é apenas a minha visão, pela experiencia que tive. O que é importante é mudar o jeito de correr e caminhar. Veja que qdo vc anda descalço vc não consegue pisar com o calcanhar e essa deve ser a forma como andamos e corremos. Pisando com a parte da frente do pé, ela que foi feita para amortecer nosso corpo.

      O sapato que vc usa no trabalho ou no dia a dia tem salto? Porque o salto é uma coisa q inventaram que eu nao entendo a razão de ser. Pq ele te força a pisar com o calcanhar e aí um amortecimento é importante. Só que nao precisamos desse salto.

      Melhoras aíe e vamos nos falando.

      Excluir
    12. Xampa, não sei o nome, mas tem que alongar, e muito. Tem que se criar o hábito.
      Eu acordo de manhã, vou trabalhar, e esqueço de me alongar. Só lembro quando estou na beira do mar, antes de entrar para surfar. O trabalho diário cansa e me faz relaxar nos alongamentos.
      Estou usando a calcanheira de silicone e estou gostando. Bem macia, não machuca tanto o calcanhar.
      Nos últimos anos sempre usei o que de melhor há em tênis: Mizuno e etc na faixa dos 500 reais, pois achava que o caro ajudaria mais no amortecimento da coluna. Andar descalço, só no verão, na beira do mar e em casa. O resto do ano sempre de chinelo, tênis ou sapato. Para quem tem pré-disposição a ter problemas de coluna, ou ter a musculatura encurtada, andar descalço pode não ser uma boa. Tem que analisar, cada caso é um caso, mas o fisioterapeuta disse que quem anda descalço está sujeito a ter uma fascite, nem todo mundo, mas como eu disse, é uma série de fatores que juntos podem desencadear esse problema.
      Meus sapatos e tênis são normais, não são baixos demais mas também não têm salto elevado. Sapatos uso de boas marcas, macios, por isso acho que a fascite está relacionada com a coluna e com a minha volta ao surf. Uma manobra no surf sem você perceber (é automático no cérebro) gera muita força no pé, agarra na prancha, a força é tremenda nos dedos e no calcanhar, para mover a prancha.
      A fascite deve ter se originado com o problema da coluna e minha volta ao surf, no surf se faz muita pressão em cima da prancha e, com a musculatura do corpo toda presa, coluna estoporada, atacou a fáscia do pé esquerdo, o que vai no meio da prancha e que faz mais força nas manobras.
      Vou tomar glucosamina e condroitina por uns bons tempos, segundo meu fisioterapeuta pode ajudar, pois na cirugia da hérnia foi retirado o disco inteiro entre L4 e L5, e agora está se formando uma artrose. Ele disse que a glucosamina ajuda a preencher esse espaço, mas tem que tomar no mínimo 6 meses, e o certo é tomar por um ano, dois, e depois mês sim, mês não. E vamos à luta que a dor é grande e a vontade de se livrar da dor é grande tb!

      Excluir
    13. Opa, Luciano.
      Eu não me lembrava dessa operação da hernia. Puuttz. As pessoas falam que o pos operatorio é bem complicado. Que coragem.
      Acho que vc está bem direcionado, não?
      Tudo de bom na sua recuperação. Volte sempre, a casa é sua. Sinta-se a vontade para conversar.
      Nesse findi, eu lembrei de vc. Estava vendo um programa do Trekinho pegando onda em algum lugar da Oceano Pacífico e o cara tinha uma Go Pro na rabeta. Altos visuais.
      Vendo a posição dele na prancha e o esforço da lombar e do pubis fiquei pensando que o negócio ali não é tão fácil não.
      O negócio é alongar e fortalecer.
      Tudo de bom !!!!

      Excluir
    14. Olá caro Xampa, voltei para relatar o andamento da minha mardita fscite plantar. Estou na mesma, ou melhor, cada vez pior. Tive que parar de surfar em dezembro porque a dor aumentou tanto que chegava a formigar o calcanhar. Coloquei bolsa de gelo direto no calcanhar, sem pano nenhum, e parece que queimou a carne, fiquei pior e agora que parece que está passando a dor da queimadura causada pelo gelo. Meu ano novo foi em casa, na base da pomada, gelo, antiinflamatórios e muito desânimo. Em abril me consultarei com um especialista em pé em Floripa, o Dr. Luciano Kroth, me indicaram dizendo que ele é muito bom. É a última alternativa, já tentei de tudo e nada dá resultado. Tenho um arsenal de pomadas/remédios e nem sei mais o que tomo ou passo no pé. Ah, o surf eu volteino final de dezembro, não aguentei. Com dor e tudo fui surfar, quebraram ondas fortes aqui em SC. Comprei uma prancha novinha que vou estrear sexta-feira. Meu surf só paro quando morrer. É o que me restou. Abraço!

      Excluir
    15. Luciano,
      melhoras e que Deus te ilumine. Não é fácil lidar com lesões.
      Mas, vc vai vencer. Tenha fé e tente se observar.
      O que piora e o que melhora. Vc vai chegar lá, tenho certeza.

      Excluir
  23. Oi Xampa, tudo bem?
    voce poderia mostrar como faz a massagem com a bolinha de cachorro?
    Eu tenho um massageador eletrico , mas acho que nao estou acertando o uso.Quero experimentar a bolinha.A foto do alongamneto esta muito boa.
    Muito legal essa troca de experiencia.
    um abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, tudo bem?
      Eu coloco a bolinha no chão, coloco o pé em cima (as vezes com meia desliza mais e ajuda, veja o que vc acha) e vou fazendo movimentos curtos para frente e para trás, procuro fazer isso ao longo do arco plantar. Se vc encontrar algum ponto mais tenso, capriche ali, porque o nódulo vai soltar.
      Esses dias, usei um tenis novo e o meu pé começou a me incomodar. Lá fui eu para a bolinha de cachorro de novo e para o alongamento. Só que dessa vez, passei um óleo de arnica. Coisa barata e que parece ajudar.
      Melhoras !!!!!

      Excluir
    2. Olá Xampa,boa Noite?
      Eu li quase todos comentarios dos nossos amigos doloridos pois sou mais um de voces acredite que essa dor veio apos meu emagrecimento de 15 Kilos como todos os outros já passei por tudo até por benzimentos amanha dia 07/11/12 sera o terceiro ultimo pois tenho muita Fé mas ainda não adiantou nada, apos ter entrado neste blog comecei a fazer a massagem com um objeto diferente da bolinha este objeto é uma madeira em forma de roldanas ponteagudas na propria madeira que rola para frente e para tras sendo mais agressiva para o calcanho comecei ontem dia 06/11/12 apareceu melhoras mas gostaria da sua opinião se devo continuar usar a madeira ou partir p/ a bólinha de cachorro,uma duvida faço sempre o alongamento antes da bolinha,ou tanto faz, gostaria da sua opinião.
      agradeço muito pela sua fraternidade para com todos nós sofredores desta fascite.
      ABCS............!

      Excluir
    3. oi emerson, tudo bem?
      cara, eu não conheço essa madeira. mas, se ela massageia o seu pé tá perfeito.
      se vc arrumar alguem que faça isso para vc tb tá ótimo.
      em relação ao alongamento antes ou depois eu não sei dizer.
      mas, prefira fazer mais massagem do que os alongamentos.
      capriche e depois conte como está.
      o objetivo aqui é ajudar.
      abs.

      Excluir
  24. gostaria de saber como fazer a masagem com a garrafa de gelo???

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber como faço a masagem com a garrafa de gelo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ivan, blza?
      cara, eu acho que a garrafa faz pouca massagem no pé.
      na verdade, vc consegue jogar o gelo na sola, mas para massagear mesmo é bom essa bolinha. vc encontra em loja de 1,99 ou algo parecido.
      tudo de bom aí. melhoras.

      Excluir
    2. blz então!
      e quantas vezes ao dia e bom alongar o pé???

      Excluir
    3. já estou com isso no meu pé faz dois mês ja não aguento mais, essa dor fico com tanta raiva q não consigo nem dormi...
      comprei a bolinha e vou começar a fazer a masagem hj!
      e comesei a fazer o alongamento ontem mas doi pra caramba, acho q no começo e normal néh!!!
      quantas vezes e bom fazer o alongamento????

      Excluir
    4. Legal Ivan. A bolinha vai te ajudar muito.
      Faça sempre que puder.
      Se vc trabalha sentado, mande ver.
      Não se preocupe com a dor matinal, ela é super-normal, ok?
      Alongue umas 3 vezes por dia.
      Comece com 30 segundos e vá subindo até 2 minutos.
      Não exagere para não te machucar. Tente perceber se dá para continuar.
      Eu faço esse alongamento hj por 3 minutos e não sinto nada.
      Para vc ver como a sua fascia está travada.
      Vai melhorar. tenha certeza.

      Excluir
    5. oi comecei a fazer a massagem com a bolinha, mais esta deixando meus pé doloridos e normal????
      o alongamento estar sendo melhor!!!
      até mais ...

      Excluir
    6. ivan, estranho ela deixar seus pes doloridos, pq o que ela faz é soltar os nodulos e massagear a fascia que esta muito dura.
      mas, se o alongamento está melhor continue nele.

      Excluir
  26. O pior q que eu trabalho de pintor e estou em casa já faz dois mês !
    num aguento mais!
    mais com fé em deus vou melhorar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ivan, vc trabalha de pintor?
      vc conseguiu essa lesão trabalhando ou correndo?
      Porque se for trabalhando tem que pensar o que pode ter sido.

      Excluir
  27. Amigos,estou sofrendo com esse problema de FACITE,e fui ao ortopedista e ele me falou sobre umas infiltrações ,e fiquei interessada em fazer para aliviar esse incomodo,só que ele me cobrou R$ 1.200,00,e sabem como é essa infiltração? ele tira o meu sangue e aplica no meu pé o plasma,isso ,faz um dia,e outra etapa no dia seguinte,gostaria de saber se alguém já fez esse procedimento: Xampa por favor me responda sobre isso. obrigada
    Sônia.
    ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, eu ja li sobre esse metodo, mas nunca fiz.
      os casos q li estavam relacionados a operacoes.
      eu acho q nao precisa tanto. a fascite nao eh um bicho de outro planeta.
      tente o alongamento e a massagem. Eu fiz um monte de coisas, mas so essas coisas simples m ajudaram.

      Excluir
  28. Xampa, meu amigo, estava pesquisando sobre a dor que estou sentindo no pé esquerdo e que se assemelha muito com fascite plantar,por coincidência tenho uma bolinha dessa aqui em casa, fiz o alongamento e usei a bolinha pra massagear a área, meu amigo essa bolinha é mágica mesmo, minha dor diminuiu em pelo menos 50% logo de cara, vou continuar fazendo o alongamento e a massagem, muito obrigado meu amigo pela dica e as informações.Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, boas notícias.
      Essa bolinha é muito boa mesmo.
      Melhoras !!!!!!!!

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Companheiro/as das dores de facite plantar,não corro,mas tenho esta indesejada dor.por cincidência ,no pé esquerdo,intensa,e no direito tolerável...Faço tratamento com osteopata e fisioterapia com laser,choques alongamentos tomo anti-inflametórios e ja até estou com gastrite .Iniciarei tomar hoje uma fórmula conjugada de 4 substancias ,receitadas por ortopedista.Se tiver resultados positivos ,repassarei a vcs,pois sei o qto doi e incomoda nossas vidas.Alongar,massagear ,garrafa de gelo e bacia de agua quente com vinagre(1 copo) com 3 colheres de sal grosso,alternadas em 3 minutos cada,me dão um alívio para dormir mais tranquilamente,à noite...boa sorte!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhoras.
      Agora se vc nao corre de onde vem o problema?
      Que tipo de calçado vc usa? Como é o seu alongamento dos posteriores de coxa? E a panturrilha ? E a lombar?
      Acho que tem alguma coisa nessa cadeia aí.

      Excluir
  32. Sou Téc. Seg. do Trabalho, passo boa parte do tempo em pé e caminhando por terrenos irregulares, procurei um médico que me diagnosticou Fascite Plantar.
    Bom, minha sola do pé inclusive o calcanhar doem muito, vou seguir seus conselhos e fazer o alongamento e a massagem.

    Obrigado pelas dicas.
    Abraço, fica com DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhoras.
      Eu acho que o seu problema está na bota de segurança.
      Eu, por exemplo, tenho problema com calçados que tem uma diferença muito grande entre a parte traseira e a parte da frente.
      Qdo eu corro, prefiro os tenis mais baixos e com menor diferença.

      Excluir
  33. Obrigado pelos conselhos. A bola e os alongamentos estão fazendo milagres. Mas tenho as seguintes questões:
    Quanto tempo pode demorar até desaparecer a dor?
    Continuo com o meu treinamento! Isso vai atrasar?
    Quando faço a massagem com a bola sinto como uma "corda", onde exerço mais pressão e dá uma dor com algum alívio. Devo insistir com a bola nessa dor "gostosa"?
    Mais uma vez obrigado por partilhar suas experiências. Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nelson,
      a lesão vai de cada um, eu realmente não posso te dizer qto tempo vai demorar ou até qto demorou a minha, nao lembro mesmo.
      Putz. Se vc encontrar a dor insista massagem nesse ponto. Isso vai soltar o nódulo.
      Eu tinha uma osteopata que coloca o cotovelo no gluteo e meu irmão era de ver estrelas. Depois o musculo estava totalmente relaxado.
      Melhoras ae !!!!

      Excluir
  34. Cara muito incrível ler isso aqui agora. A minha fascite ainda não foi totalmente diagnosticada. Raio-X e ultrasonografia não acusaram nada,mas o ortopedista tem certeza que é. Estou na segunda caixa de antiflamatórios e a dor melhorou um pouco. Há uns dois meses atrás, ao fazer o movimento de chutar algo eu sentia como se a lateral do pé direto fosse literalmente rasgar...essa dor regrediu muito, mas ainda mostra algum sinal. Fora ela também sinto dores forte, nos dosi calcanhares. Após muita pesquisa na net, já rolei latinha congelada, peguei toalha como os dedos, etc. Ontem por acaso, encontrei uma bolinha dessas que você descreve e, instintivamente, me "atraquei" com ela por umas duas horas..kkkk...poxa...que alívio !! Realmente estou impressionado e com certeza vou começar esse alongamento. O meu pé direito é o que está pior. Quando alongo é posssível ver vários pontos brancos sob a pele no calcanhar. Quando relaxo desaparecem. No pé esquerdo também aparecem só que em menor quantidade. Só observei isso recentemente e não cheguei a mostrar ao ortopedista. Devo me preocupar ou são só os fluidos que mostram a inflamação? PS: tenho 20 kg de excesso de peso e ainda não iniciei as sessões de fisioterapia. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noticia !!!
      tudo de bom para vc !!!!
      essa bolinha é mágica !!!
      e o alongamento tb.

      Excluir
  35. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  36. Cara, é incrível ler isso aqui agora. Ontem encontrei uma bolinha dessas e literalmente me "atraquei" com ela por umas duas horas...uauuuu, que alívio. Com certeza vou iniciar esse alongamento que você sugere. O ortopedista suspeita da fascite, mas o diagnóstico ainda não aconteceu pois o raio-x e o ultra não mostraram nada. Já estou tomando um antiflamatório há 2 semanas e melhorou um pouco. Há uns 3 dias observei que ao alongar muito o calcanhar esquerdo é possível observar uns pontos brancos sob a pele que desaparecem quando relaxo. No direito eles também aparecem mas em menor quantidade. Não tinha observado isso e não cheguei a mostrar para o ortopedista. Você acha que é preciso ou são só o líquido que se foram por conta da inflamação? Tenho certeza que a situação no meu pé direito é a mais severa. Tenho 20 kg de excesso de peso e acredito ter lesionado a área tentando perder peso, utilizando um aparelho elíptico sem um melhor alongamento prévio. E também pelo uso de calçados inapropriados, falta de acompanhamento médico, profissional..enfim. Há uns dois meses, bem depois de ter sentido uma dor muito forte no pé direito e ter parado completamente com o elíptico, senti, por acaso, ao fazer um movimento de chutar, como se a lateral do pé esquerdo fosse rasgar. Sentia a mesma sensação toda vez que tentasse fazer o movimento. Estranhamente, bem antes de consultar o ortopedista essa dor regrediu e diminui. Mas agora que estou tomando o antiflamatório parece que de vez em quando ela dá um sinal com menor intensidade. Atualmente sinto muita dor nos dois calcanhares. Vai e volta, às vazes some mas está sempre ali. Estava pensando em comprar algo para amortecer o meu peso pois não posso ficar sem andar. O que você me sugere, amigo? Um grande abraço e parabéns pela iniciativa. PS: ainda não iniciei as 10 sessões de fisioterapia que ele me prescreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postei dois textos meio parecidos pois não tinha certeza de ter enviado o primeiro. Mas é isso aí: dentro de casa só estou andando descalço e quando me sento estou sempre com a bolinha nos pés. Valeu mesmo. Um abraço.

      Excluir
    2. Blza.
      Depois me conte sobre o alongamento tb.

      Excluir
  37. Xampa, gostei das dicas do alongamento e da bolinha. Vou experimentar. Estou com uma fascite faz mais de ano com a pratica de corrida. Nos últimos meses fiz RPG para corrigir postura e o fisio sempre me indicou gelo e muito alongamento, mas alonguei sempre com pouca frequencia. Há poucas semanas resolvi iniciar natação achando que não teria impacto e que não iria causar maior prejuizo. Pois o problema piorou bastante. Estou com a impressão que o movimeto do pé na agua, a força que é feita com o pé na água causa um dano similar ao impacto do pé no chão. Foi o que me pareceu. Talves tenha um pouco a ver com o problema do pessoal que pratica surf. Não sei...é só impressão. De qualquer forma vou procurar intensificar os alongamentos. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Dias,
      em relação a natação, vc usou algum material como pe-de-pato ou pullboy? Eles alteram a flutuabilidade das costas e isso pode afetar, eu acho. Digo pq já tive problemas, por exemplo, com o pé de pato.

      Melhoras e conte a sua evolução.

      Excluir
    2. Sim, tenho usado pé-de-pato e pullbuoy. Vou deixar de usar e ver o que acontece. Obrigado!

      Excluir
    3. Galera, quanto ao surf, eu noto que quando bato os pés na água prá pegar a onda, depois meu calcanhar do pé esquerdo formiga muito, fica latejando e começa a doer. Então acho que tem relação com a natação. Eu fiz natação no fim de 2011, uns 2 meses, e coincidentemente a dor no calcanhar começou no final desses 2 meses. Notei que o calcanhar doía quando caminhava descalço em direção à piscina. Desde então o caso foi piorando e hoje estou com uma dor crônica, fascite plantar, 5mm de inflamação. Pode ter sido coincidência, mas a natação para mim não funcionou muito bem. Surfo de teimoso e porque é o meu esporte desde criança, mas que magoa o pé isso não há sombra de dúvida. Se o alongamento extende o tendão e a fáscia, a batida do pé da natação e do surf faz o inverso, contrai. Vou voltar a botar gelo, alongar com as mãos na parede, e comprar essa bolinha duma vez. Abraços e melhoras a todos

      Excluir
  38. Fala Xampa, blz??? Ja corro faz 4 mese, 3 x por semana uns 7 km por treino. No sábado fiz um longo de 8,5 e senti um leve desconforto no pe direito, sem dor, foi desconforto mesmo. Segunda fiz 6,5 km e terminei o treino mancando, com uma forte dor toda vez que pisava no chão com o pe direito. Estava pesquisando na net e achei seu site, queria por favor sua ajuda porque nao sei se meu caso é fascite plantar ou nao. So sinto dor no pe direito, no meio do pe, na lateral direita. Parece que é bem na lateral da sola e sobe um pouquinho pra cima do pe também. Se eu pisar so na ponta do pe, ou so no calcanhar nao sinto dor, a dor so vem quando piso com o meio do pe. Será que pode ser fascite, ou outra coisa, porque o mais perto que conseguir achar na net é a fascite. Valeu pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, pode ser, alias tem grande chances.
      Pq é uma lesão tipica de quem corre.
      Faça os alongamentos e procure uma bolinha para massagear, pode ser de tenis tb. Outro dia eu fiz com uma de baseball, que eu tinha perdida em casa. Bola durona, foi bom.
      A fascia fica por toda parte de baixo do pé, acho que ela pode doer em qq lugar.

      Excluir
    2. Valeu mesmo pela ajuda Xampa, fiquei na duvida pq foi so em 1 dos pes, e sem dor no calcanhar , so no meio do pe mesmo. Vou tentar alongamento e a bolinha. Sera que posso continuar correndo mesmo com dor? Testei bike e piscina e foi sem dores. Abraco

      Excluir
    3. Caio, no meu caso, ela aconteceu duas vezes no pé direito.
      E a dor é essa mesmo, não é no calcanhar não, é no meio do pé.

      Excluir
    4. Xampa, vim agora só pra agradecer mesmo, fiz o alongamento que você passou e mais uns 3 que achei na net, usei a bolinha também e a garrafa de 600 ml gongelada. Melhorou uns 90%, ontem ja consegui correr 7 km. Valeu pela ajuda, abraço!!!!

      Excluir
    5. Boa noticia !!!!!!!
      Obrigado pelo retorno.
      ABS !

      Excluir
    6. Caio quais alongamentos vc faz? pode me enviar o link daqueles que vc faz e com qual frequencia? toma algum remédio? passa algo nos pês? tenho a fasceite a 16 meses. Obrigado. Euder

      Excluir
    7. Estou com o mesmo problema e o mesmo período não agüento mais adquiri correndo a tal fascite e sou cinegrafista sempre que chego de uma gravação não consigo nem pisar no chão.

      Excluir
  39. Caro Xampa!!!
    Quero aqui deixar meu testemunho de que suas orientações quanto ao alongamento para curar a fascite plantar realmente funcionam, podem haver casos crônicos que necessitam de outro tratamento, mas deve ser uma minoria. Eu fiz alongamento durante um mês e já consigo andar normalmente, o único cuidado que estou tendo é fazer uma rotação do tornozelo para aquecimento Antes usava a ponta do pé para caminhar (o pé direito foi o mais afetado), tinha ido a três médicos e a única coisa que faziam era tirar raio-x para ver se tinha "esporão", não era o caso, por sorte meu irmão me enviou uma matéria da internet sobre fascite plantar e a descrição bateu direitinho. Por sorte pedi a um médico de pronto socorro que iria fazer um ultrasom de um estiramento na panturilha, que também fizesse do meu calcanhar para confirmar a Fascite Plantar. Foi batata, confirmado. Fui em outro médico depois e nenhum tratamento foi solicitado mesmo com o Ultrasom em mãos. Foi ai que tive uma idéia se meu irmão conseguiu uma matéria sobre fascite plantar na internet, porque não fazer uma pesquisa nela, foi ai que achei seu Blog. Estou indo para o Segundo mês de alongamento, mas não tenho duvida que irei me curar, inclui outros alongamentos para ajudar como ficar na ponta do pé na escada, deixando o peso sobre o calcanhar (para baixo), e aprendi que depois dos 40 nossos tendões não possuem mais a mesma elasticidade, por isto devemos fazer do alongamento um hábito. Só a fim de completar segundo o livro do Nuno Cobra - A Semente da Vitória, quem faz alongamento não entra em depressão, ele possui uma visão interessante da função do corpo sobre o espírito, acho que é por isto que os gregos falavam "men sana in corpore sano" (vi que esta frase foi pronunciada pelo poeta romano Juvenal na wikipedia, mas vou pesquisar a origem mais tarde). Grande abraço e o meu muito obrigado!!! Seu Blog é uma uma pretação de serviço e utilidade publica, mantenha-o!!!
    Grato, Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre quais alongamentos vc faz? toma algum remedio? passa algo nos pes? tenho a fasceite a 16 meses. Obrigado. Euder

      Excluir
    2. Alexandre quais alongamentos vc faz? toma algum remedio? passa algo nos pes? tenho a fasceite a 16 meses. Obrigado. Euder

      Excluir
    3. Valeu Alexandre !!! Obrigado pelas palavras.

      Excluir
  40. Boa noite Xampa!!!!!
    Entrei na net para pesquisar um pouco mais sofre a fascite Plantar e encontrei seu depoimento, acabei ficando por aqui, dei uma lida em quase todos. Estou com esse problema a alguns anos. Já fiz vários exames, fisioterapia etc.... O médico disse que fascite Plantar não tem cura, apenas melhoras e crises.
    Eu sempre nadei muito e desenvolvi a fascite plantar por excesso de pé de pato.
    Adoro nadar, caminhar, pedalar etc.... Mas no momento meu pé está em crise. O que faço para sair dela: Tenho bolsas de gel que ficam sempre na geladeira. Coloco uma meia, depois a bolsa de gelo posicionando no calcanhar e enfaixo o pé para segurar a bolsa. Assim consigo me movimentar na ponta do pé. Quando tiro a bolsa, piso em cima de uma bolinha de tênis, com muita dor mas mesmo assim faço alongamento. Repito esse processo varias vezes por dia.
    O que tenho estranhado e que uma queimação está subindo pela minha perna, faço massagens com creme de arnica todas as noite para poder pegar no sono, e sinto minhas pernas cansadas. Estou querendo informações a respeito dessa queimação. Vou continuar pesquisando e se alguém já sentiu isso por favor me escreva.
    mo_bert_3@hotmail.com

    Vamos ficar bem.....vamos ter pensamento positivo. Afinal essa dor não nos pertence.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia!
    Boa sua a iniciativa em manter um blog sobre fascite plantar. Há dois anos sinto esse problema, já fiz vários tipos de tratamento, como acumpuntura, fisioterapia, anti-inflamatórios, pilates, alongamentos, bandagens....Sinto que o que realmente alivia as dores, são os alongamentos e compressas com gelo. Bom é isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Adriana.
      Agora, deve ter alguma coisa no seu andar, nos seus sapatos ou na sua postura que causam isso, nao?
      Vc não conseguiu descobrir?

      Excluir
  42. Xampa, gostaria de agradecer pelas dicas que dá ao pessoal, atitude louvável! Minha fascite é tratada desse jeito mesmo. Alongamento e massagem.

    Só gostaria de criticar uma coisa. Sobre a pisada das pessoas. A dinâmica da pisada é muito mais complicada e depende de vários fatores, como a rotaçao e disposicao das articulacoes que vão desde o quadril até o pé. Cada pessoa tem uma pisada diferente. Você pelo visto tem pisada com a frente do pé ou com o meio do pé. A maioria das pessoas tem pisada com o calcanhar, e não ha nada de errado nisso. As pisadas nao desenvolvem nenhum tipo de problema, muito pelo contrário, mudar de pisada é que dá problema. Você tem problemas com tenis de transicao alta entre o calcanhar e a frente do pe pois eles sao feitos pra quem pisa com o calcanhar primeiro. Isso eh normal. Vc deve utilizar calcados mais baixos mesmo, desenhados pra sua pisada. E tentar forcar pessoas q pisam com o calcanhar a andar pisando na ponta do pé primeiro vai desencadear dores no tendão de aquiles, pois a panturrilha será mais exigida no amortecimento e o tendão sofrerá com certeza. Então digo, a fascite atinge todas as pessoas pessoas e cada um com sua pisada. O tratamento é o mesmo pra todos. Mas isso não inclui de jeito algum a mudança da pisada, certo?!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. Carissimos,
    meu nome é Denise e tenho faceite plantar ha mais ou menos uns 5 meses no pe direito e ainda um neuroma de mortom no pe esquerdo.

    Da faceite ja fiz varias coisas e agora to fazendo massagem c a tal bolinha recomendada aqui e compressas de gelo ( 3 x ao dia ) e agua morna ( 1 x ao dia noite ).

    Fiz crochetagem no pe direito mas tive uma piora consideravel de tanto q meu medico pediu p parar e voltar p a musculacao inclusive fazer muitos alongamentos e tenho tido melhoras.

    Mas a dor nao sede e portanto estou partindo p um tratamento de ozonoterapia aqui em BH para ver se tenho um alivio pois viajarei p o exterior.
    No mais vou acompanhar o blog pq tenho interesse em compartilhar minhas melhoras.
    Ja fiz ozonoterapia direta no calcanhar e tive melhoras.
    Vamos aguardar depois posto mais coisas conforme o resultado.

    Abracos a tds e melhoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise Castro estou a procura da ozonioterapia em bh a meses..por favor me mandeu seu tel e/ou o endereço do local. Muito obrigado. vc tem msn/email? o meu é euder1@ig.com.br

      Excluir
    2. Denise, melhoras !!! conte-nos o seu progresso.

      Excluir
    3. Denise aguardo contato a respeito da ozonoterapia...obrigado.Euder

      Excluir
    4. Denise aguardo contato a respeito da ozonoterapia...obrigado.Euder

      Excluir
    5. Gente, sou eu a Denise, talvez eu fique como anonimo mas a coisa aqui anda enrolada.
      Bem qto ao tratamento da ozonioterapia estou bem melhor. Vou deixar meu e-mail abaixo p quem precisar do nome da medica me contactar e passo o telefone do consultorio dela.

      Estou fazendo ozonioterapia pois andava muito desanimada e com dores horrorosas pq meu neuroma eh terrivel e a facite pior ainda, dois pes doentes ninguem merece, so eu mesma...rs

      Ja fiz alem de 3 aplicacoes de ozonioterapia no sangue tbem ozonio aplicado nos pes , nos locais das dores, e com algumas aplicacoes ja estou bem melhor, do pe da faceite e tbem do neuroma.
      Alem disso a medica é especialista em dores/fisiatra e muito dedicada e moderna nos estimula a melhorar. Isto é muito importante e assim continuo a correr atras do tratamento.

      Acho q no todo estou otima em relacao a situacao anterior dos pes, mas apareceu outro pepino ...rs, uns espamos na coluna pq tenho hernias e acabou comigo...mas to tratando c eletroacupuntura q ta me aliviando bem.

      Estou continuando as aplicacoes de ozonio mas devo parar amanha pq minha medica vai viajar e eu tbem.
      Espero q eu me recupere da coluna em breve p meu passeio., ou entao arrumar uma clone da Denise, para me substituir pq a araca cada hora é uma...

      Quem precisar do telefone da medica ou esclarecer alguma duvida do tratmento ue estou fazendo pode escrever p o e-mail desicast@gmail.com.

      Demorei a retornar pq ando correndo e estou de ferias ....rs

      Desejo a tds melhoras e se puder entro ainda esta semana p dar noticias.

      Abracos a tds e obg Xampa pela oportunidade de expor meu caso.

      Denise

      obs: esqueci de dizer q nao sou esportista mas to c doencas de...rs

      Excluir
    6. Outra coisa gente, li o comentario do Marcelo q anexou abaixo, tbem fiz esta avaliacao q ele fez mas o tratamento p mim nao deu certo uso palmilha especifica mas praticamente evitava os calcados.
      Agora tenho usado os meus calcados normais c o tratamento q ando fazendo.

      Abracos

      Denise

      Excluir
    7. É Raphael o meu medico disse isto p mim tbem.
      Assim eu uso uma palmilha especifica p a minha pisada e isto tbem tem me ajudado, mas pediu p mudar os calcados e me readaptar a nova situacao.
      Agora c o tratamento q to fazendo conforme relatei abaixo estou usando alguns sapatos q usava antes.

      Obg pela sua contribuicao.

      Denise

      Excluir
  44. Bom dia!
    Minha fascite plantar apareceu no início de 2011 depois de uma viagem que passei muito tempo andando.
    Depois de diagnosticado o problema pelo médico comecei o tratamento de fisioterapia, tomei anti-inflamatórios e fiquei dois meses sem jogar futebol. Melhorou bastante mas não resolveu. Como sou fominha e não abro mão do meu futebol às segundas-feiras aconteceu de piorar bastante a situação no restante de 2011. Era sair do futebol e cravar o pé no gelo para conseguir andar no dia seguinte.
    No início de 2012 já estava vendo que teria de parar com o futebol e então procurei uma médica que faz um exame computadorizado dos pés para avaliar a pisada. Pude constatar que a minha pisada estava totalmente fora do eixo e começamos um tratamento com uma palmilha que ela mesma produz. Além disso levei todos os meus calçados para ela avaliar e, acreditem, tive que me desfazer mais da metade deles. Fiz mais três reavalições com ajustes na palmilha no decorrer do ano e minha pisada começa a ir para o eixo.
    No momento até esqueço que tenho a fascite plantar mas não posso relaxar e parar o tratamento porque hoje vivo em função desta palmilha para todos os calçados que uso.
    Conclusão para o meu caso específico:
    1 - Quando tinha dores o tratamento sempre era com gelo;
    2 - Procurei descansar o máximo possível os pés mas não deixei de jogar o meu futebol em momento algum;
    3 - Os alongamentos fazem parte da rotina diária (faço aquele que coloca as mãos na parede e alonga as pernas, mas para a frente alongando toda a panturrilha);
    4 - Agora uso os calçados adequados e sei o que pedir quando entro numa loja.
    Acho que tudo é um conjunto que deve ser adequado ao que funciona melhor para cada caso.
    Espero que este meu relato ajude alguém a conviver melhor com a fascite.

    Abs,

    Marcelo Gama




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, obrigado por compartilhar.

      Excluir
    2. Xampa eu já comprei esta bolinha mas é bem dura!! É isto mesmo ou compro uma mais "macia"? Obrigado.

      Excluir
    3. Euder, as bolinhas duras vc encontra nas lojas mais baratinhas, tipo as antigas 1,99. As macias estão nas lojas de cachorro ou de fisioterapia.

      Excluir
    4. Xampa
      Pergunto qual utilizar: mais dura ou mais macia. A que comprei é bem dura...o que acha?

      Excluir
    5. Xampa
      Pergunto qual utilizar: mais dura ou mais macia. A que comprei é bem dura...o que acha?

      Excluir
    6. Euder,
      eu gosto mais da macia, acho que a macia massageia sem machucar a dura acaba machucando. Mas, veja o que vc acha. Faça um tempo com cada uma, pouco tempo e vejo o que vc percebe.
      ABS !!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir


  45. VOU RESUMIR E FAÇAM PELO AMOR DE DEUS MUDEM A PISADA SIMPLES ASSIM AO INVEZ DE PISAR PRIMEIRO COM CALCANHAR MUDE PISE COM PONTA DO PE OU MEIO PONTA MELHOR ASSIM VC DEIXA A IMFLAMAÇAO TER TEMPO DE SE RECUPERAR VI ISSO EM BLOG DE UM CARA ELE VI EM LIVRO SOBRE INDIOS QUE AnDAVAM DESCALÇO E NAO TINHAM PROBLEMAS E NESTE MESMO LIVRO FALA DA FACITE E TRATAMENTO SO MUDANDO A PISADA E FEZ E EM DUAS SEMANA FICOU SARADO E EU TBM MEU MUITO FELIZ NO COMEÇO COMPLICADO MAS DESPOIS ACOSTUMA.E CLARO GELO NO PE SEM DO

    ResponderExcluir
  46. Estou com o mesmo problema e o mesmo período não agüento mais adquiri correndo a tal fascite e sou cinegrafista sempre que chego de uma gravação não consigo nem pisar no chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo,
      faça a massagem qdo for possível.
      Tb deve ter algum problema em relação a postura, não?

      Excluir
  47. CArissimos aqui é a Denise.

    Ja fiz 5 insercoes de ozonoterapia no sangue q é o tratamento q me propus a melhorar das dores da facite plantar.

    Estou me recuperando bem.
    Nao sei se serei curada na integra mas as dores anteriores nao as tenho mais.

    De vez em qdo aparece uma dor ou outra na planta dos pes e passo a bolina recomendada por xampa e tbem faco compressa de gelo.

    Espero em breve poder dar otimas noticias a todos.
    Estou indo p o Exterior sei q vou andar bastante,,,,

    Depois dou mais noticias.

    Sucesso p tds.

    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa viagem Denise !!!
      Leve a bolinha !!! :)

      Excluir
  48. Bom dia pessoa, estou aqui para deixar minha contribuição para com o blog, vez que, após sofrer por cerca de dois anos com esta dor infernal, o alongamento e a bolinha recomendada pelo nosso nobre amigo XAMPA me livraram da dor. Fiz tudo conforme recomendado aqui no blog, e em menos de duas semanas estava acordando, correndo, enfim, vivendo sem dor nos pés. Minha contribuição aqui é no sentido agregar mais um depoimento fiel de como o alongamento e o uso da bolinha sugeridos pelo Xampa realmente resolve o problema.
    Gostaria de deixar um especial agradecimento a você Xampa, por compartilhar esse conhecimento, bem como, desejar melhoras àqueles que visitarem o blog, e assim como, venham a se livrar da maldita fascite plantar.
    Forte abraço a todos, e boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber Ubirajara
      Como vai já sofro a 16 meses... pergunto se está totalmente curado e correndo sem sentir nenhuma dor? Tomou algo ou passou algo no pes em conjunto.

      Com qual frequência fazia os alongamentos e bolinha. Poderia descrever o tempo e/ou forma que os realizava.?
      Obrigado,
      Euder
      email/msn euder1@ig.com.br

      Excluir
    2. Kleber, obrigado pelas palavras.
      Essa bolinha é mágica, não? ;)

      Excluir
  49. Olá pessoas, sou Jenny e adiquiri com está bendita fascite plantar aproximadamente a 5 meses. Além disso tenho também fibromialgia o que me causa diversas dores pelo corpo todo. Enfim, nenhum dos médicos que passei (fisiatra, reumatologista, ortopedista, especialista em pé) indicaram a tal bolinha. Apenas o alongamento e o gelo (que por conta da fibromialgia me piora outras dores no corpo) Minha dúvida é: temos que fazer essa massagem com a bolinha nos dois pés? Sempre alongo mais o pé que doi mais o outro não alongo muito.Isso pode ocasionar problemas fututos? Existe casos de ter problema nos dois pés? Passei numa loja ortopédica e comprei as palmilhas de calcanhar - melhorou muito as dores ao pisar) hoje não consegui mais andar sem elas. Como uso sandálias com salto de aproximadamente 2 cm tive que colar a palmilha com superbonder - única solução que encontrei para que elas permanecessem no lugar. Saio colando e descolando elas para usar sandálias diferentes...rs Esta semana consegui uma consulta com um fisiatra muito bom em minha cidade e após ele analisar todos os exames, constatou como outros que tenho pé cavo. Diante disso irá fazer uma palmilha e um sapato específico para meu caso. O bom neste momento da história é que consegui esta consulta e o inicio do deste tratamento pelo Estado... isso significa que não terei gastos... Adorei as informações postadas por aqui e tentarei a tal bolinha "mágica". Por quanto tempo será que ficaremos assim ou que dura o tratamento? Já entendi que é crônico, mas acredito que tem um tempo para a dor passar quando o tratamento é iniciado, não é isso?
    Meu email é jetipo@hotmail.com, se puderem passar essas informações agradeço.
    Saúde a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jenny,
      o pessoal esquece que uma coisa importante para relaxar é a massagem e a bolinha ajuda a faze-la.
      Eu acho que é possível ter nos dois pés sim. Eu já tive.
      Melhoras !!!!

      Excluir
  50. Olá quanto tempo costumam fazer em cada pé? Quantas vezes ao dia?
    Podem descrever como fazem os movimentos? Frente e trás e laterais também? Pisam a bola? Fazer de pé ou sentado?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça séries de 5 minutos em cada pé.
      Faça umas 3 vezes ao dia.
      Os movimentos são laterais e frente-trás.
      Vc terá que fazer sentado.

      Excluir
  51. Obrigada, Xampa!
    Saúde para todos nós!

    ResponderExcluir
  52. Valeu Xampa, vou fazer o que vc recomendou e volto prá te contar os resultados. Abraço,
    Ronald Natureba

    ResponderExcluir
  53. Bom de acordo com os meus estudos, que são de um leque bastante elevado e em grande parte conceituados, chego a conclusão que esse exercício traz apenas e só um aumento da dor, a dos pés e a doença mental que a cada dia que passa vai aumentando na sua cabeça. Eu sofro dessa doença em níveis elevados de dor, e só de olhar para esses "pés" que na verdade são umas barbatanas, parecem a pata de um ganso a minha dor piora a minha Fasceíte piora, tudo para dizer para por favor parar de publicar fotos dos seus pés horríveis.
    ps: Os seus pés são totalmente horripilantes, com todo o respeito.

    ResponderExcluir
  54. ALGUEM AE FEZ CIRURGIA/ ME DISSERAM A CIRURGIA É O ÚLTIMO RECURSO A SE FAZER. SOFRO A 18 MESES DESTA PORCARIA E OS MEDICOS SAO UNANIMES EM DIZER QUE A CIRGUA PODE CURAR COMO TB NAO PODE CURAR…E AINDA CAUSAR UMA FRAGILIDADE NA FACIA QUE PODE OCASIONAR MAIORES PROBLEMAS…

    PERGUNTO SE ALGUEM AQUI FEZ A CIRURGIA E SE RECUPEROU?

    QUAL SERIA O MELHOR TRATAMENTO A SE FAZER??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euder,
      eu acho que a cirurgia é boa para o cirurgião, pq o cara faz um dinheiro rápido. Cuidado com os médicos e principalmente os ortopedistas, eles são extremamente focados no dinheiro. Ontem, conversei com um cara que tem Sindrome da Banda Iliotibial, um problema que tb tive e que falo no blog. Vc acredita que ele fez 3 ressonâncias no joelho. Cara, isso é assalto. Essa lesão não tem nada a ver com o joelho, o joelho dói pq a fascia passa em cima de um osso e como ela está tensa acaba doendo, mas o problema está no quadril. Então cara, cuidado com os ortopedistas.
      Procure um osteopata. Aonde vc mora?

      Excluir
    2. Caro amigo Xampa estou muito ansioso na cura deste problema. Tem me trazido muitos transtornos entre eles mentais, profissionais... Infelizmente a cirurgia não traz 100% da cura...Estou pensando em fazer ondas de choque(tratamento de 3 mil reais)..já ouviu falar??? Moro em Minas Gerais proximo a Belo Horizonte. Poderia me indicar um osteopata??? Este profissional ainda não fui. Muito obrigado amigo!!!

      Excluir
    3. Euder, eu não conheço ninguem em BH, mas encontrei o osteopata que vou na internet, então é só ir no google e digitar osteopatia bh ou algo parecido.
      Eu digitei e encontrei essa: http://www.lmfisio.com.br/osteopatia.htm

      Veja se te atende.

      Excluir
    4. MUITO OBRIGADO VOU VERIFICAR. E COM RELAÇÃO A ONDAS DE CHOQUE COMO CITEI ACIMA? O Q ACHA?

      Excluir
    5. Eu já tive essa maldita fascite algumas vezes, em uma dos tratamentos, eu fiz acupuntura e o cara colocava uns cabos nas agulhas e elas davam choque. Funcionou, mas ondas de choque eu nao sei.
      Desculpe.
      Eu acho que a osteopata vai atacar a causa e as ondas vão atacar o efeito, sabe?
      Se vc nao resolver a razão que gera o problema, daqui a um tempo vai ter de novo.

      Excluir
  55. Oi meu nome e arthur tenho 15 anos e eu queria falar que tenho essa fascite plantar a mais ou menos 4 anos com essa dor eu fazia o alongamento pe de pato e pe de palhaco e voce esticar ele reto para frente e levata lo para cima e passava so que sempre volta eu nao aguento mais ja usei a palmilha de silicone ja usei uns tenis com a curvatura propria para min mas nada adiantou eu boto um pote com agua no congelador para congelar e quando congela eu boto numa bacia e boto meus pes da um alivio mas o pe esquenta e nao adianta eu gosto muito do meu basquete e tenho teste no botafogo e flamengoe nao tenho como fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arthur, como estão as coisas?
      Eu tb joguei basquete, faz um tempinho .., mas por 5 anos fui atleta do Flu. Comecei no mirim e saí no juvenil.
      Cara, eu acho que o seu problema não está no pé, está nos posteriores de coxa e coluna. Alongue mais essa região. Vc tem que colocar a mão no pé com a perna esticada.
      Se vc quiser, te indico o meu osteopata, o nome dele é Frederico e ele trabalha com o futebol do Vasco. É bom tratar com profissionais que lidam com esportistas, porque a realidade é outra. Veja o site: http://fredericomeirelles.com/osteopatia/
      Os telefones dele são: 7882-2248 e 8198-5951.
      Pode falar que o André que te indicou, um cara alto e que corre. Acho que ele vai lembrar de mim.
      Forte abraço e melhoras.

      Excluir
    2. Oi sou eu o arthur poxa cara voce nao sabe como foi bom eu ter achado este site fico muito feliz de achar pessoas que sabe como lidar com a fascite plantar muito obrigado pela sua ajuda fico muito grato mesmo vou tentar falar com o osteopata que voce me indicou voce nao sabe o como voce esta ajudando vou passar para dar noticias valeu Xampa ^^

      Excluir
  56. quem tem fascite pode fazer academia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que pode, eu corri com fascite. Aproveite a academia para alongar os posteriores.

      Excluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Pessoal, um video que encontrei e que podera nos ajudar: http://sock-doc.com/2011/03/205/

    ResponderExcluir
  59. Bah, vlw as dicas velho, sofro com isso a seis meses, gosto de fazer stand up padle e sinto muitas dores quando estou na prancha, da vontade até de desistir. Correr então, nem pensar. Antes doía só quando caminhava, agora dói a toda hora, sentado, em pé ou deitado. O médico disse eu deveria mandar fazer uma palmilha sob medida, mas ja me disseram q não resolve muito. Vou começar hoje mesmo com sua dica de alongamento e massagem com gelo e bolinha. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,
      eu não conheço como é o esforço no SUP. Não sei o que força.
      MAs, eu apostaria em uns alongamentos de toda a cadeia posterior.
      Desde os gluteos, passando pelos posteriores de coxa e panturrilha.
      Com certeza, seu problema está no encurtamento deles. Não sou médico e nem fisio, mas custo a acreditar que seja outra coisa. Na corrida, muitos acham que é por causa do impacto, que não é o seu caso.
      Abs !!!!

      Excluir
  60. Oi sou Ana. Parabéns Xampa pela iniciativa e a todos - profissionais ou não- que dividem aqui suas experiências e conhecimentos tb.
    Comeicei o ano determinada a voltar para a minha esteira. Tão determinada que exagerei. Depois de quase um ano sem fazer, decidi fazer esteira todos os dias. E fui aumentando aos poucos, de 4 a 6 km/h em um mês como sempre fiz quando voltava de uma temporada sem me exercitar. Mas nos últimos dias cheguei a fazer 9 km em 90 minutos. Esforçada, né? rsrs

    Alongando mais ou menos, como a fioiterapeta Debora sabe bem que a gente tende a fazer. Um mês depois o estrago estava feito. E já faz um mês que parei e ainda eu sinto a dor. No começo achei que somente parando o exercício iria melhorar. Depois pesquisei na net, e fiquei assustada com medo de ir a um médico e ele querer me encher de antiinflamatórios e exames.
    Aí uma amiga fisio disse para eu alongar os pés apontando para cima, mas não senti diferença. E hoje acordei decidida a procurar um médico, cheguei a marcar uma consulta com um que é excelente, mas desmarquei quando encontrei este blog.

    Por que o alívio que eu senti depois de ficar os 2 minutos com os pés na posição da foto foi tão incrível, que vou comprar hoje a bolina e ver o que acontece. Já sei quantas vezes por dia, como fazer, e até que é melhor a bolinha mais molinha.

    Depois eu conto.

    Obrigada a todos!
    Abraço,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      espero que vc melhore.
      Se a dor ainda persistir, pense em alongar os gluteos (procure no google alongamento de gluteos ) e os posteriores de coxa. Toda essa cadeia posterior afeta o pé.
      Melhoras !!

      Excluir
  61. Gente, eu passei muitos anos com essa mardita, quase 8 anos. Eu vi a hora de ficar sem andar, se agravou depois de minha gravidez gemelar. Fui a vários médicos, chorei muuuuito e pedi muito a Deus. Quando li estes comentários aqui, resolvi comprar esta bolinha de cachorro, mas ela é molinha, pois a massagem tem que ser com muuuuita força e a bola vai baixando. então comprei em casa de fisio 2 bolinhas do mesmo tamanho desta da foto sendo bem durinhas( eu tenho nos dois pés), além disso comecei a fazer pilates e lá conheci um fisio que disse : eu te deixo boa em 5 sessões e eu não acreditei, mas resolvi apostar, pois era mais uma esperança.Apo´s a quarta sessão melhorei 70%, ao acordar já piso no chão com pouca dor. estou muuuuuito melhor. Vou continuar as sessões. Agora acreditem, quando ele pegou o meu pé pela primeira vez para liberar a fascia do pé, a lágrima desceu, é muuuuuita dor, mas tem que aguentar para ficar boa. Com os dias as dores vão diminuindo, colocando gelo no dia da sessão e fazendo a massagem com abolinha todos os dias. Além disso comprei uma sandália "boa onda" parecida com uma crocs. Ela tem uma palminha bem grossa e macia, custa 50 reais e ajuda muito durante o tratamento. As bolinhas de fisio bem durinhas custam 20 reais cada, e as sessões variam de acordo com o fisio. o meu é aqui de recife e ele cobra 150 por sessão, mas vale a pena para ficar bom. conversando, tb faz um pacote. Eu estou muuuuito feliz, já voltei a usar meus sapatos e td mais. Olha a liberação da fascia no inicio doi mais do que colocar um calculo renal, digo pois já coloquei vários, a lágrima desce, mas o sorriso vem com o tempo.Poly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poly,
      obrigado pelo depoimento, imagino o que vc tenha passado.
      A sensação de invalidez é grande e o pior é que a cura não é difícil, é simples.
      Tudo de bom com vc e os filhos.

      Excluir
    2. Poly o que seria "liberar a fascia" do pé. O que ele faz em vc? já fui em vários ortopedistas, fisioterapeutas, e ninguém fala sobre isto...so falam em alongamentos e fortalecimento...Melhoras. Tenho esta coisa a 18 meses. Euder

      Excluir
  62. Caro Xampa, estou com esta dor chata e persistente a alguns meses e somente agora comecei fisioterapia....Procurando pela net algum tratamento, acabei achando seu blog.Estou me propondo a fazer tudo que voce recomenda e tenho certeza que logo postarei boas noticias.Mas minha duvida foi onde eu errei pra desenvolver este problema.Ha alguns meses corria com um tenis adidas sem amorteciemento, aí resolvi trocar por um tenis revolucionario.Nao sei se o problema foi a sequela do tenis sem amortecimento ou do novo com amortecimento.Lendo os varios depoimentos, verifiquei que em alguns casos, é narrada uma dor no gluteo.Eu sinto isso.Estou alongando e acredito que meu problema esteja diretamente ligado a isto.Em todo caso agradeço pelas dicas que irei seguir.Logo voltarei a dar noticias.Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala RAimundo, blza?
      Cara, em uma das vezes que eu tive fascite plantar, a causa foi a utilização do nimbus. Que para muitos é o melhor tenis que existe.
      Eu coloco fé nessa sua dor no gluteo. Aliás, cada vez mais levo a crer que no quadril está a origem de tudo.
      Imagina um musculo tenso do gluteo, puxa o posterior de coxa, que puxa a panturrilha e que puxa a fascia plantar. Tudo é uma cadeia, já dizia o meu osteopata.
      Melhoras aeee !!!!
      VAi dar certo.

      Excluir
    2. Raimundo Silveira18 de abril de 2013 00:35

      Ola amigao.Faz pouco mais de um mes que deixei minha mensagem aí...Na verdad, hoje escrevo bastante feliz, pela grande melhora que estou tendo.Fiz 10 sessoes de fisioterapia, quando deveriam ter sido 20.Fiz os exercicios que recomendou, e a bolinha virou minha companheira...ela vai pra todo lugar.Sentí uma melhora de cerca de 80%, falta pouco pra eu me livrar do incomodo, que em alguns momentos do dia simplesmente desaparecem.Obrigado pelas dicas e parabens pela idealização desse espaço para troca de informações.

      Excluir
    3. Raimundo, boas noticias !!!!!!!!!!!!
      Fico muito feliz q esse espaço tenha ajudado vc.
      Tudo de bom por aí !!!!!
      ABS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  63. Já fiz 50 fisioterapias pelo meu plano saude e mais 20 particulares de pilates com rpg e nada..troquei todos calçados por tenis com gel e pisada pronada..fiz palmilhas ortopedicas....tomei mil remédios...
    E para piorar apareceu dores no direito também....situação parece que piora..Incrível.
    já fiz duas infiltrações e nda adiantou.
    Pergunto se alguem fez algum tipo de tratamento realmente eficaz. Pretendo fazer ondas de choque, alguem me já fez e teve melhoras?!? Estou com receio de piorar mais ainda.
    E a ozonioterapia alguem tb já fez?

    Euder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euder, eu não conheço esse processo.
      Eu não gosto de nada que proteja os pés. Nada. Leia o livro Nascido para Correr, vale a pena. Andar descalço é a melhor coisa que podemos fazer para a nossa saúde.

      Excluir
  64. Gostaria de ter contato a Sra. MARA que me ligou há um tempo atras. Fineza entrar em contato. 31 9141 9761 oi. Obrigado. Euder

    ResponderExcluir
  65. XAMPA ESTOU ANDANDO DE BIKE. Pelo seu conhecimento isto seria bom ou maléfico? Estou pedalando exclusivamente para tratar a fasceite plantar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euder,
      vc precisa analisar. A bike força os posteriores de coxa. Se a sua fascite tem a razão ali, pode piorar. Cada caso é um caso.

      Excluir
    2. O problema que ninguém descobre onde esta a causa deste mal. Não sei a razão ainda... Me falaram que seria bom a bike para alongar e fortalecer os posteriores...

      Excluir
    3. Euder,
      com a perna esticada, vc consegue reclinar o corpo a frente e colocar a mão no chão ou no pé?
      Procure no google, alongamento de gluteos. Faça a posição e veja se há dor na região.
      Desculpe, mas andar de bike não vai te alongar. Vai fortalecer os posteriores.
      Vamos falando.

      Excluir
    4. Andre obrigado pelas dicas. Então quando faço esta situação de reclinar não consigo nem chegar nos pés...fica longe...e engraçado que doi APENAS a pantorilha direita...
      obs.: tenho fascite no pé esquerdo.

      Excluir
    5. Euder,
      eu acho que esse encurtamento de posterior de coxa que é o seu ponto. Tive uma osteopata que pedia para eu deitar no chão, colocar uma faixa em um dos pés e levantar a perna reta até onde desse. Eu ficava dois minutos em cada perna. Fazia 3 vezes por dia.
      Cara, isso resolve. Teste e depois me diga.

      Excluir
    6. ...faixa em um dos pés(PONTAS) e levanta a perna E PUXA A FAIXA PARA ALONGAR?? É ISSO?

      AMIGO O PÉ DIREITO TB COMEÇOU A DOER...TEM DIAS QUE DOIS OS DOIS PÉS..

      QUANDO ANDO DE MOTO SINTO DORES NOS OSSOS QUE FICAM NAS NÁDEGAS...

      Excluir
    7. isso mesmo. se vc colocar muito na ponta dos pes, ele pode fugir, deixe na almofada da pe, logo embaixo dos dedos.
      interessante, a que sua fascite inicial é no pé que troca a marcha da moto, nao? será que tem relação?
      vc deve sentir dor em algum musculo das nadegas. ele podem estar encurtados, duros.
      faço o alongamento e depois me conte.
      e acho que a origem das dores está aí.
      vc anda muito de moto? trabalha com elas?

      Excluir
    8. Euder, o procedimento que ele faz em mim e diz que é liberar a fáscia do pé é o seguinte: por baixo do pé passam tendões, ele pega o pé pressiona estes tendões, deslizando os dedos dele com bastante força em toda a área dolorida, ele passa em cada pé cerca de 20min. ele põe tanta força que fica suado. No início do tratamento vc vai na lua, mas é impressionante, com os dias as áreas de dor vão diminuindo. Ele fricciona os dedos massageando os tendões com força. Não é como massagem relaxante, no calcanhar ele também aperta todos os pontos de dor, dá a impressão que vai quebrar os ossinhos. Tem gente lá que chora. Mas todo mundo continua até ficar bom. Já estou na sétima sessão e cada vez melhor. Graças a Deus, Acredito que o meu tratamento vá levar mais um tempo, pois já tinha isto cerca de 8anos e tava crônico. As bolinhas são ótimas, faço em casa, e a sandália boa onda que citei acima ajuda muito quando precisamos andar e ficar em pé em filas e outros. Qualquer coisa manda noticias, que eu vou ficar olhando aqui com mais frequencia.txau. Poly

      Excluir
    9. Poly, bem legal a sua descrição.
      A minha osteopata para soltar a musculatura dos gluteos, colocava o cotovelo ali e manda ver. Era de ver estrelas. Mas, a musculatura soltava de uma maneira ....

      Excluir
  66. Olá amigo! estou com facite plantar ha 3 meses...
    Lir seu blog e gostei muito já estou fazendo esse alongamento e massagem com a bolinha esta melhorando, gostaria de saber de você amigo, quanto tempo demora para melhor e se você continuo a correr durante essa facite.
    Eu notei também sobre o meu tênis para pisada pronada depois que comecei a usá-lo foi que apareceu essa maldita...
    estou querendo migra para tênis MINIMALISTA, poderia me da uma dica de tênis amigo. desde já obrigado!

    Alan Olveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alan, tudo bem? Obrigado pelo contato.
      O tempo de demora é de cada um, eu, realmente, não sei precisar.
      Mas, se vc acha que o problema está no tenis, a tendencia é que retirando o problema suma.
      Eu já tive por diversas problemas.
      Sobre o tenis minimalista, de uma olhada no www.corridanatural.com.br.
      Eu gosto muito do minimus trail da New Balance. Muito baixo e com pouco drop.
      Tb tem o Vibram Five Fingers.
      Só va devagar na mudança, porque vc começará a pousar com a frente do pé ( o lugar certo de pisar ) e a sua panturrilha vai sentir um pouco ou não. Vai de cada um.

      mande noticias.

      Excluir
  67. e aii xampa blz?, estou com essa maldita fascite a + ou - um ano porén de 2 meses pra cá não sinto dor ao me levantar, mas quando fico em pé meus pés esquentam muito, incomoda demais, ja fiz varias seções de fisioterapia, realizei um ultrasom e foi diagnosticado que existe uma inflamação na membrana que envolve os tendoes, estou fazendo academia mas não estou correndo, sinto dor nas costas ao sentar, deitar e ao andar de moto, pode ser reflexo da fascite? o que posso fazer para ajudar nessa queimação pois incomoda demais. desde agradeçoa a sua ajuda e mto obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, desculpa a demora.
      eu nao sou fisioterapeuta e nem medico, apenas um curioso e que sofreu com algumas dores já.
      cara, eu acho que a sua coluna/quadril afetam a sua fascite e não o inverso.
      a fascite pode afetar, se vc estiver compensando a sua postura.
      abs e mande noticias.

      Excluir
    2. eu estou fazendo academia normalmente, menos esteira, alongo bastante, eu fiz aquela palmilha especifica pra minhas pisadas com o teste de barometria, porem eu fico uns dias sem usa-la e melhora o incomodo do pé, porem a dor na lombar volta forte demais, eu uso ela a dor diminue bem mais o incomodo na sola volta. me falaram pra procurar um osteopata o que vc acha?

      Excluir
    3. Eu acho que osteopatia é a melhor coisa que existe para o tratamento da coluna. Simplesmente, porque vão atacar a causa e não o efeito.
      Eu fui a uma osteopata por muitos anos, hj vou qdo as coisas estão estranhas.
      Vá e depois conte como foi.
      Melhoras.

      Excluir
  68. Xampa:
    vc acha que vale comprar o tênis ASCIS? Caso sim, qual o melhor modelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      isso é uma coisa muito pessoal, eu me adaptei ao hyper speed.
      Eu acredito que os tenis baixos favorecem uma melhor mecanica.
      De uma olhada nesse site: www.corridnatural.com.br

      Excluir
  69. Usei aquela fitas de jogador ( kinesio tape ) e funcionou , estou curado quase 100% . Só fiquem ligado ao aplicar... porque existe um curso para a aplicação desta fita e não é qualquer um que pode fazer( tem que ter conhecimento de anatomia = fisioterapeutas)

    ResponderExcluir
  70. Caro amigo que usou o KINESIO TAPE diga mais a respeito. Onde mora? Quanto tempo usou e quanto tempo tinha as dores? Vc mesmo coloca? indica algum curso? Onde comprou? Obrigado.

    ResponderExcluir
  71. Olá todos!
    Estive aqui em 6 de março, comprei a bolinha e foi um grande alívio. Mas por pura intuição acabei fazendo uma coisa que estou achando bem eficiente também: Como trabalho bastante no pc, arranjei uma caixa de papelão bem rígida, deixei em baixo da mesa e fico apoiando os dedos dos pés na beirada mais próxima de mim, buscando uma posição parecida com a da foto do Xampa. Vou às vezes tombando um pouco a caixa na minha direção forçando mais a posição de alogamento, às vezes relaxando os pés deixando totalmente apoiados nela, ou pernas esticadas relaxadas ou com os pés em movimentos circulares.O que o corpo pedir, sem regras e sem forçar nada. Desse jeito passo o dia movimentando os pés, quase sem perceber.
    Mais difícil foi emagrecer uns quilos, mas foi uma boa ajuda no processo.
    Melhorei bastante no último mês, e acho que vou ficar boa.
    Espero que isso ajude alguém.
    Desejo boa recuperação a todos.
    Abraços,
    Ana


    ResponderExcluir
  72. Ana, que legal, otima ideia !!!!
    Parabens !!!!!!

    ResponderExcluir
  73. ANA

    vc tem algum contato?
    me mande um email por favor.

    grato,

    Euder

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  75. Obrigada,André.É muito legal este seu espaço.
    Euder, anatherus@bol.com.br.
    Abs

    ResponderExcluir
  76. Roberto 19/05/2013

    Estou a 15 dias com esse incomodo(pé direito),que aumenta quando tento correr,acho que minha fascite ainda esta curta. nesses 20 dias foram anti inflamatorio que não vi resultado.Iniciei em 17/05 alongamento (3 X) e gelo como está na foto e complemento com alongamento da panturrilha e coxa interna.Há pessoal fiz RX, consulta ortopedista só para confirmar.
    Nó alongamento da planta do pé direito proximo aos 2 min parece queimar, acho porque comprova o encurtamento da Fascia, pois o pé esq. não sinto isso.
    O que me desanima é não encontrar depoimentos de tempo aprox. de cura!!!!!!

    ResponderExcluir
  77. Pessoal, quero tb deixar meu registro de quem adquiriu a Fascite plantar no pé direito hoje esta fazendo 30 dias que o ortopedista assim diagnosticou.a uma semana que descobri este blog, passei a gelo,bolinha,alongar 3 x dia,hoje já estou andando normal,antes mancava ou pisava torto.tambem voltei para academia(s/esteira é claro).parei com anti-inflamatorio.vou dizer alongar como a foto foi segredo para a melhora ,minha meta é correr mais não agora para não estragar o progresso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. roberto, que legal !!!!!!!!
      Muito bom saber disso !!!!!
      Não tem mistério, né?
      Tudo de bom por aí !!!!

      Excluir
  78. Ola pessoal!estou com este problema a mais de 8 meses começou no pé esquerdo com uma bursite no calcanhar, comecei a jogar o peso para a outra perna em consequência acabei machucando o joelho e o pé direito começou a incomodar tmbm, para poder caminhar só tomando anti inflamatório...vou tentar esse alongamento e o uso da bolinha!!Abraço.

    ResponderExcluir
  79. bem , ai vai o meu comentario.
    hoje , depois de longos 4 meses com essa terrivel dor , tomando 3 tipos de antiinfla e não obtendo melhora resolvi ir em mais um médico orto ,finalmente dando nome aos bois , pois até então eu não sabia nada sobre fasceite plantar, ele mesmo me sugeriu fazer 10 sessões de alongamento e tambem pesquisar sobre o assunto na internet , foi aí que eu encontrei voces , solidários companheiros de dor nos calcanhares e tendões .
    sou muito grato por te-los encontrado , comecei hoje mesmo o trbalho com a bolinha de cachorro ,pois eu tinha aqui em casa duas delas uma maior e outra menor, não eu não tenho cachorro, infelizmente, são de minha esposa .
    senti melhoras imediatas ao iniciar o tratamento de rolar os pés sobre elas com uso de óleo de arnica no local , escorrega um pouco , mais depois voce pega o jeito.
    o alongamento tambem se mostrou eficaz , obrigado xampa e a todos envolvidos no assunto .desejo expressar meus sinceros parabens pela elogiavel iniciativa de compartilhar seus sentimentos com respeito ao assunto.
    obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao, obrigado pelas palavras.
      tudo de bom para vc.

      Excluir
  80. Olá!
    tenho esporões calcâneos nos dois pés que é uma espícula óssea que se desenvolve na parte anterior do calcâneo (osso do calcanhar)comprometendo a fáscia plantar. Tenho 50 anos e os pé pronados que acabaram trazendo este problema. Ja tomei aquelas injeções de corticoide na fáscia plantar que resolveram o problema por alguns meses mas a dor voltou com tudo.
    Será que a massagem o a bolinha e os alongamentos resolvem meu problema?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, eu, realmente, não conheço o esporão de calcâneo, mas com certeza o alongamento e a bolinha vao te ajudar na fascite plantar.
      Depois conte.

      Excluir
  81. tenho 54 anos e alguns poucos quilos a mais;totalmente sedentário. sou médico e trabalho o dia inteiro sentado. tenho fp no pé esquerdo, com dor no calcâneo pela manhã, que me obriga a sair mancando e depois melhora, mas estou caminhando de muletas há mais de 2 meses. já tomei antinflamatórios via oral e injetáveis, sem êxito; até a infiltração local com corticóide também já fiz,mas parece que nada melhora. agora vou seguir as dicas daqui: bolinha de cachorro e alongamento. já tô topando qq negócio p me livrar dessa maldita...
    abçs emelhoras a todos.
    josé

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.