19 de junho de 2012

Abacate engorda?

Estudos comprovam que o abacate engorda.



Só que até hoje, não conheço um cara que tenha engordado por causa do abacate.
guacamole, que é feita de abacate, e comida as toneladas em redes como a Taco Bell não vale, né?





A minha teoria é que abacate não engorda e o que engorda é o sofá.


Não o sofá em si, mas a sua postura de preguiça em relação a vida ou as atividades físicas.
Isso engorda.

Bons treinos.

8 comentários:

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Aeee Xampa se hj em dia levarmos tudo ao pé da letra é claro que vamos engordar...O negócio é comer com moderação e também sair do sedentarismo...hehehe.
Bons treinos,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Emerson disse...

É óbvio que abacate não engorda!!! Engorda é quem come!!! hahahahahahaha!!
Desculpa a brincadeira porque hoje em dia parece até que respirar engorda.
Abraço!

Lucas Helal disse...

Xampa!

Engordar e emagrecer no peso ponderal (kilos sem distinção de gordura ou musculo) tem a ver exclusivamente com balanço calórico positivo ou negativo. Se você come menos calorias do que precisa, emagrece. Se você mais calorias que precisa, engorda.

Se você me perguntar: "ah, as 100kcal do abacate engordam mais que as 100kcal do ovo ou as 100kcal do pão?", te direi um enfático e seguro NÃO, e que te direi que engordará da mesma forma que os outros dois engordariam se TODOS estivessem na cota de EXCESSO de calorias.

A confusão existente entre alimentos com alta densidade calórica, que é o caso do acabate, gira em torno de uma característica que, esta sim, torna-o um alimento diferente. Veja, 1g de carboidrato e proteína possuem 4kcal, enquanto 1g de gordura possui 9kcal.

Se você perguntar: "ah, 30g de abacate, que é um alimento com alto teor de gordura, possui mais kcal do que 30g de claras de ovo ou 30g de pão?", aí eu te direi um enfático SIM.

Esta confusão acontece porque, no nosso dia-a-dia, nós comemos quantidades - gramas, colheres de sopa, unidades, pratos, e não calorias (a menos que você tenha uma tabela de calorias e uma balança de cozinha. Então, se você comer meio abacate da mesma forma que come meio mamão, estará ingerindo muito mais calorias em comparação ao outro, e muitas pessoas fazem isto de forma desavisada, e por isso acabam engordando - assim como acontece com muitos outros alimentos. Porém, não é nada que uma tabela de calorias não resolva para igualar o consumo calorico dos dois alimentos.

Em tempo, existe uma exceção, um pouco mais complicada de compreender. No âmbito bioquímico, quando existe uma cascata de sinalização hipertrófica - quando você realiza um treino (que significa desgaste, microlesões e rompimento de fibras musculares), ocorre um processo inflamatório exatamente igual ao das doenças, lesões de tendão etc., e existe um processo cicatricial exatameante após, causando uma adaptação do organismo a este estímulo, precisando de um posteriormente mais forte para que haja outra lesão de mesma magnitude... é exatamente desta forma que você evolui no treinamento -, à medida que você fornece nutrientes para o corpo humano, ele cicatriza ou até mesmo aumenta de tamanho as fibras musculares. O estímulo do treinamento para triathlon praticamente não é suficiente para que isso aconteça, nesse caso o exemplo vale mais para praticantes de musculação, fisiculturistas, levantadores de peso; dessa forma, é um dos pouquíssimos casos onde o excesso calórico não necessariamente significa ganho de gordura (mas essencialmente significa ganho de peso), e isto parece ser mais fiel para nutrientes como carboidratos e proteínas. Em outras palavras, a única ressalva para a igualdade dos nutrientes que eu falei no começo do meu comentário seria na hipertrofia muscular com a intenção de aumentar o tamanho do músculo, mas isto ainda não está muito bem elucidado no âmbito acadêmico.

Portanto, despreocupe-se!

À disposição!

railer disse...

o abacate não engorda, engorda é quem o come! rs

Helena - Floripa/SC disse...

Oi, Xampa.
Adoro abacate. Pode ser em vitamina ou amassado com limão. Tudo de bom!!
Pra mim, engorda só se ficar parado depois.
Abraço,

Helena
http://correndodebemcomavida.blogspot.com

Xampa disse...

Valeu galera e um obrigado especial ao Lucas.
Obrigado por dividir. Que aula.

Max disse...

Xampa,

pior que abacate que engorda é viver, que mata.

Victor Caetano disse...

Açaí, abacate, chocolate... tudo engorda... e daí? É so se mexer que emagrece!

Mt bom o blog te adicionei no meu

Abraço.

Victor

http://victormove.blogspot.com.br/